Entenda a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer

Entenda a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer
Por  Admin  |   20 abr 2021

Se você já precisou contratar um profissional para criar um site para a sua empresa, bonito, funcional e com boa navegabilidade, é bem provável que precisou pensar: é melhor um desenvolvedor web ou um web designer?

Este é um questionamento bastante comum e até se justifica, já que as duas áreas costumam atuar juntas. As funções executadas, entretanto, são bem diferentes! 

Para não restar mais dúvida, no post hoje vamos esclarecer de uma vez por todas a diferença entre um desenvolvedor web e um web designer. Vamos lá:

O que faz um web designer?

Quando você visita um site e percebe que ele possui um visual agradável e inovador, os elementos estão bem posicionados e tudo parece se encaixar perfeitamente, significa que o web designer fez um bom trabalho!

O web designer é, portanto, um artista gráfico. Ele é responsável por todo o design de uma aplicação web,  desde a identidade visual, padrões de cores, fontes e usabilidade, até o domínio de ferramentas de edição, como o Photoshop. Seu principal objetivo é garantir que o site seja esteticamente agradável e incentive o usuário a permanecer na página. 

No web design existem duas especialidades: o designer de experiência (UX), que é focado na experiência e necessidades do cliente, e o designer de interface do usuário (UI), que trabalha para melhorar a interação do usuário com a interface do site. 

O que faz um desenvolvedor web?

A partir do trabalho realizado pelo web designer, o desenvolvedor web pega o desenho visual do projeto e constrói a estrutura central do site, utilizando linguagens como HTML, JavaScript, PHP e Python. 

A função do desenvolvedor web é mais técnica, já que inclui codificações complexas e linguagens de programação avançadas. Ele é o responsável por configurar o servidor e o banco de dados do site, incorporar recursos voltados para o usuário, realizar testes, fornecer suporte e manutenção, além de corrigir problemas de hospedagem. 

Existem diversas subdivisões na área de desenvolvimento web, mas as mais conhecidas são: Front-end, back-end e full stack.

A diferença entre um desenvolvedor web e um web designer

A principal diferença entre as duas ocupações, é que enquanto o designer lida com a aparência geral do projeto, o desenvolvedor o transforma em um site funcional, a partir do seu conhecimento em linguagens de programação.  

Outros pontos que contribuem para a confusão entre as duas funções é que, muitas vezes, elas são executadas pelo mesmo profissional, com conhecimento nas duas áreas. E com o avanço das tecnologias no/low code, o trabalho do desenvolvedor acaba podendo ser executado pelo designer, já que elas não exigem conhecimento aprofundado na área técnica. 

As duas áreas são extremamente importantes para a construção e manutenção de sites e sistemas e dependem uma da outra para entregar uma aplicação de qualidade. Afinal, assim como um site desagradável visualmente pode afastar o usuário, se ele não funcionar corretamente a mesma coisa pode acontecer, não é mesmo?

Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades da área da tecnologia! 

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!