A diferença entre front-end e back-end no desenvolvimento web

A diferença entre front-end e back-end no desenvolvimento web
Por  Admin  |   31 mar 2021

Sabemos que ter um site é parte essencial para o sucesso de um negócio digital, certo? Hoje eles funcionam muito bem, são intuitivos e personalizados, mas há um tempo as coisas não eram bem assim.

Você sabe quais foram as tecnologias que mudaram esse cenário? Bem, o front-end e o back-end são algumas delas, pois eles são responsáveis pela interação entre o que o usuário vê e o que está por trás da página. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo: 

O que é front-end?

O front-end é a parte da programação responsável pela aplicação de um site, ou seja, pela parte que o usuário mais interage: a interface da página. Então, o front-end compõe as páginas com boa navegação, responsivas, que contam com carregamento otimizado, entre outras atividades. 

Quem trabalha com front-end utiliza as tecnologias base para criar páginas na web: HTML (linguagem de marcação), CSS (linguagem de estilos) e JavaScript (linguagem de script/programação). 

A função do front-end é bastante confundida com a do designer, mas elas são bastante distintas: o designer utiliza ferramentas para desenhar a interface, como o Photoshop e o Sketch, enquanto o front-end está mais próximo da programação, que desenvolve código para a interface gráfica rodar em navegadores de internet, como o Chrome, Firefox e Safari. 

O que é back-end?

Back-end, como o próprio nome indica, vem da ideia do que existe por trás de uma aplicação. Essa parte da programação implementa arquiteturas que se comunicam com o banco de dados, dentro de um site. Para isso, são aplicadas regras de validações e garantias para que o usuário não tenha acesso ou possa manipular algum código. 

Para ilustrar, vamos dar um exemplo do trabalho do back-end: sabe quando você está navegando em um site e aparece o botão “baixe este e-book”? O botão, em si, é criado pelo front-end, mas toda a parte de codificação para ele funcionar é desenvolvida pelo back-end. 

Os desenvolvedores back-end trabalham com ferramentas de linhas de comando, sites e análise de dados. Tudo isso pode ser feito a partir de uma série de linguagens como o PHP, Ruby, Java, Phyton, C# entre outras. 

Qual é a importância do front-end e do back-end para um negócio digital?

Para um negócio que funciona na internet, o site é como se fosse sua sede. É nesse espaço que a empresa se apresenta, recebe, atende os clientes e vende seus produtos. Sendo assim, é nele que a marca deve apostar para causar uma boa impressão e conquistar a confiança do público. 

Para a página operar bem e oferecer a melhor experiência ao usuário, ela deve ter um design agradável, uma navegação intuitiva, um carregamento rápido, ser responsiva e oferecer recursos funcionais. É aí que entram o front-end  e o back-end, já que eles são os responsáveis por essas características. 

Além disso, um site bem desenvolvido com essas técnicas têm chances de ranquear melhor nos principais buscadores, pois essas ferramentas de busca vasculham a internet e analisam a arquitetura dos sites, os códigos, a segurança dos dados, e vários outros elementos. 

Agora que você já sabe o que é front-end e back-end, saiba como avaliar uma empresa de desenvolvimento de software antes de contratá-la. Leia aqui.

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!