Conheça as 7 linguagens de programação mais usadas no mercado

Conheça as 7 linguagens de programação mais usadas no mercado
Por  Admin  |   12 abr 2021

Desde à criação de softwares ao desenvolvimento de apps, a programação está presente em praticamente todos os equipamentos eletrônicos que utilizamos: o celular, o computador, a calculadora, o caixa eletrônico do banco e até mesmo o e-commerce que você faz compras.

Mas você sabe como o programador se comunica com a máquina e faz tudo isso acontecer? É graças às linguagens de programação, responsáveis por uma série de instruções, ordens, ações, dados e algoritmos que os programas podem ser desenvolvidos. 

Ficou curioso para entender mais sobre o assunto? Neste post, vamos falar sobre as 7 linguagens de programação mais usadas no mercado e a utilidade de cada uma delas para o desenvolvimento de softwares, sites, apps, entre outras aplicações. Vamos lá:

As 7 linguagens de programação mais usadas no mercado

Conheça as 7 linguagens de programação mais usadas no mercado, segundo um  levantamento realizado pela Redmonk: 

1 - JavaScript (JS)

A linguagem mais popular entre os programadores, o JavaScript foi criado em 1995 com o objetivo de tornar o front-end das aplicações web mais interativas. Apesar de ser bastante antigo, o JS ainda é bastante requisitado devido a sua simplicidade. 

Ele é utilizado para dar interatividade, inserir efeitos e deixar um site mais dinâmico. Para a responsividade ele é a melhor opção, já que se adapta com facilidade a qualquer browser

O JavaScript é recorrentemente usado em conjunto com o CSS3  e o HTML5 (esterilização e marcação) e também com o Node.js (interpretador). 

2 - Python 

O Python foi criado pelo matemático e programador Guido van Rossum e tem sido bastante requisitado nos últimos anos devido à sua versatilidade e facilidade de leitura. Essa linguagem é muito utilizada por profissionais que trabalham com desenvolvimento web, machine learning, automação, ciências de dados e também back-end

Com o Python, o programador consegue acessar bibliotecas nativas que possibilitam o desenvolvimento de projetos e aplicações completas. A tecnologia Python é tão poderosa que produtos como Instagram, Netflix, Facebook, Google, entre outros, tem a linguagem presente em seus códigos. 

3 - Java

O Java é considerado uma linguagem extremamente versátil, sendo usado para uma infinidade de projetos e aplicações. Ele é popular por ser útil à criação de aplicativos Android, mas também está presente em banco de dados, inteligência artificial e internet das coisas. 

Como o Java trabalha no lado do servidor, ele é mais indicado para programadores back-end ou full stack. Os pontos positivos dessa linguagem são a sua escalabilidade (capacidade de adaptação às novas atualizações) e retrocompatibilidade (os códigos feitos em versões antigas continuam sendo reconhecidos). 

4 - C#

O C# (C Sharp) é uma variação da linguagem C, desenvolvida para funcionar na plataforma .NET Framework, um software da própria Microsoft. Contudo, por ser uma linguagem bem projetada, ela está em alta demanda nas principais empresas de software em todo o mundo. Então, decidir investir no domínio do C # pode ser uma das melhores decisões de carreira que você pode tomar em 2021.

5 - PHP

A popularidade do PHP se dá em função de ele ser a linguagem que estrutura os sites desenvolvidos em WordPress. 

Uma das combinações de linguagens mais utilizadas no desenvolvimento web é o que traz HTML combinado ao CSS e ao JavaScript para o front-end e PHP combinado ao MySQL no back-end. 

O PHP também tem forte eficiência no desenvolvimento e operação de dados. Essa é a razão inclusive, que explica o fato de o Facebook ter parte de seu código-fonte escrito em PHP. 

6 - Ruby

O Ruby é uma linguagem de programação que foi inspirada em linguagens como Python, Smalltalk, Ada e Lisp. 

Esta linguagem é muito usada para criar aplicações desktop em sistemas embarcados. Por meio do Ruby on Rails, um framework livre, a velocidade e facilidade para desenvolver aplicações web é bem maior se comparada a outras linguagens. 

Sites conhecidos como Airbnb e Twitter foram construídos com base na linguagem Ruby. 

7 - CSS

Apesar de não ser considerado uma linguagem de programação e sim uma linguagem de estilo, o CSS é bastante popular entre os desenvolvedores e é utilizado para definir layouts e a apresentação de páginas na web, sendo complementar a outras linguagens, como o HTML. 

Editar, mexer, alinhar, remover ou trabalhar o espaçamento dos elementos de uma página são algumas das possibilidades do CSS. É por isso que essa linguagem é recorrentemente utilizada no desenvolvimento de e-commerces, blogs, sites e afins. 

Quer aprimorar ainda mais o seu conhecimento em desenvolvimento e programação? Descubra aqui a diferença entre front-end e back-end. 

Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades da área da tecnologia!

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!