Já ouviu falar em fábricas de software? Entenda como funciona

Já ouviu falar em fábricas de software? Entenda como funciona
Por  Admin  |   17 mar 2021

Imagine que as atividades do seu negócio precisam ser otimizadas, ou que um novo aplicativo para seus clientes aumentaria o seu rendimento em 30%, e ainda, pense no aumento da sua produtividade se você automatizasse os processos simples do seu dia a dia?

Legal né? Essas e muito outras melhorias podem ser criadas facilmente se você contratar uma fábrica de software

As fábricas de software existem para suprir as necessidades digitais ou operacionais de uma empresa, com agilidade. Elas desenvolvem sistemas customizados, sob medida para atender o cliente e utilizam indicadores de qualidade e produtividade em cada etapa do ciclo do serviço. 

Quer entender mais sobre o funcionamento de uma fábrica de software e suas principais vantagens? Continue lendo este texto! 

Como uma fábrica de software funciona? 

Para entender melhor como funciona uma fábrica de software, imagine uma indústria têxtil. Ao invés de produzir apenas um modelo de camiseta em um tamanho específico, a fábrica tem capacidade de criar uma coleção toda, com modelos, cores e tamanhos diferentes. 

Trazendo para o universo do desenvolvimento, o termo “fábrica” é utilizado para fazer alusão à velocidade, produção em larga escala e produtividade. Por ter uma programação orientada a objetos e por componentes, as fábricas de software gastam menos tempo e têm custos reduzidos para o desenvolvimento de sistemas. 

Estrutura de uma fábrica de software

Em geral, as fábricas de software têm uma estrutura composta por atendimento ao cliente, planejamento e controle de produção, produção, qualidade, garantia e suporte:  

Atendimento ao cliente

Nesta área, os responsáveis conversam com o cliente para entender suas necessidades e expectativas em relação ao serviço. 

Planejamento e controle de produção

Este setor realiza a alocação dos recursos, estabelece prazos e define os objetos a serem desenvolvidos. 

Produção

Como o nome indica, aqui acontece o trabalho de produção e desenvolvimento, efetivamente. 

Qualidade e garantia

Depois de finalizar o produto, esta área fica responsável por verificar se foram atendidas todas as especificações exigidas pelo cliente. 

Suporte

Caso necessário, a equipe de suporte auxilia o cliente em possíveis ocorrências. 

Vantagens em contratar uma fábrica de software

A fábrica de software oferece diversas soluções para o cliente, confira a seguir suas principais vantagens: 

Qualidade no serviço e compromisso com prazo de entrega

Quando uma empresa decide desenvolver um software internamente, dificilmente a equipe conseguirá se dedicar full time para o projeto. Já em uma empresa terceirizada, a realidade é diferente. 

Ao contratar uma fábrica de software você conta com a atenção total da equipe que está desenvolvendo o seu sistema. Dessa forma, os riscos de atraso são minimizados, até porque no contrato já é definido o prazo de entrega, SLA (Service Level Agreement) e requisitos de qualidade.

Customização 

Uma das principais vantagens de contratar uma fábrica de software é contar com um programa desenvolvido exclusivamente para a sua empresa. Nada de ferramentas prontas, padronizadas e com funcionalidades desnecessárias.

Um software personalizado é capaz de atender as necessidades do seu negócio e reduz o tempo de adaptação dos seus funcionários, já que o programa também pode desenvolvido a partir do feedbacks deles. O processo, como um todo, se torna muito mais produtivo! 

Redução de custos

Investir em um software personalizado requer investimento, mas os custos podem ser facilmente reduzidos se a sua empresa tiver clareza sobre o objetivo e funcionalidades necessárias para o desenvolvimento do programa. E quando se tem um parceiro de confiança, as coisas funcionam de forma mais simples, ágil e inteligente! 

Terceirização da responsabilidade

O processo de desenvolvimento de um software necessita de constantes testes, validações e um controle de qualidade rígido. Quando se tem uma empresa responsável pela entrega, isso será executado por eles, sem risco de preocupações. 

Agora que você já sabe como funciona uma fábrica de software, o que acha de aprender como avaliar essas empresas antes de contratar?

Fico interessado em implementar um software no seu negócio? Nós podemos te ajudar! Fale com a gente: easy@easycomtec.com 

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!