A evolução do marketing e principais tendências para 2021

A evolução do marketing e principais tendências para 2021
Por  Admin  |   08 fev 2021

Nos últimos anos, temos presenciado avanços tecnológicos e científicos em decorrência de um mundo cada vez mais globalizado e conectado à Internet e a forma com que as pessoas se relacionam com produtos e serviços também não é a mesma de décadas atrás.

Como resposta, o mercado tem trabalhado para atender as demandas de um público cada vez mais exigente. Técnicas de venda ultrapassadas perderam espaço para soluções inteligentes e pensadas para o consumidor e um bom exemplo disso são as estratégias de marketing. Mas, afinal, o que é o marketing, como ele evoluiu ao longo dos anos e de que maneira as empresas podem acompanhar essas transformações? Descubra com a gente e fique por dentro das tendências de marketing para 2021! 

CONCEITUANDO O MARKETING

De modo geral, o marketing é um conjunto de processos orientados para conquistar e fidelizar clientes, ou seja,  gerar valor a um público-alvo, e seus objetivos vão muito além de converter vendas para uma empresa.

Entender como o marketing evoluiu e de que maneira tem sido utilizado nos dias de hoje é uma oportunidade para repensar as estratégias, metas e objetivos de um negócio, acompanhando tendências do segmento e garantindo espaço no mercado. 

Philip Kotler, um dos pioneiros dos estudos sobre o assunto, divide a evolução do marketing em quatro eras, do Marketing 1.0 ao Marketing 4.0, e cada uma dessas fases é marcada por um progresso. 

MARKETING 1.0: FOCO NO PRODUTO

Não se sabe ao certo quando o marketing surgiu, mas seu conceito, como o conhecemos hoje, passou a ser esboçado logo após a Primeira Revolução Industrial. Na época, o objetivo das empresas era produzir em larga escala com foco em sua própria produção, já que o cenário era de pouca concorrência e o cliente ainda era ingênuo em relação às práticas de consumo. 

Durante o Marketing 1.0, as estratégias que se popularizaram foram a do marketing boca-a-boca, de distribuição de produtos em gôndolas e da criação de rótulos. 

 

MARKETING 2.0: CONSUMIDOR É PROTAGONISTA

Foi a partir da década de 1970 que o Marketing 2.0 começou a ganhar espaço. Sua grande evolução está na mudança de pensamento das empresas, que além de terem um produto de qualidade, também precisavam entregar valor funcional e emocional aos consumidores. Despertar emoções no  cliente tornou-se a meta de muitos negócios. 

A partir de 1990 a segmentação de um público-alvo também começou a ser valorizada e as companhias passaram a pensar em ações específicas para cada tipo de cliente. Consequentemente, alguns conceitos como o Customer Relationship Management (CRM)  começaram a surgir. 

MARKETING 3.0: VALORES IMPORTAM

O século XXI iniciou diferente de todos os outros, com pessoas mais conscientes e mudando seu hábito de compra. Além de ser parte da Era Digital, o Marketing 3.0 deu um empurrãozinho para as empresas pensarem em soluções para problemas da sociedade. Ter um propósito, missão, visão e valores e colocá-los em prática virou o foco da estratégia. 

 

Esta era está conectada ao Marketing Digital e estratégias como Search Engine Optimization (SEO),  Marketing Pay-Per-Click (PPC), Inbound Marketing e Social Media são o principal destaque. Nos sites e blogs, o usuário mais participativo e colaborativo é o agente central. 

MARKETING 4.0: INTERNET COMO ALIADA

O marketing 4.0 é focado 100% na internet e no ambiente digital. O consumidor já não tem mais tempo para perder, por isso desenvolver um conteúdo relevante e personalizado é a melhor forma de aproximá-lo. 

Nessa era, o grande desafio é pensar de forma digital, o que exige preparo, agilidade e conectividade. Para atingir esse objetivo podem ser utilizadas estratégias como a Inteligência Artificial e Big Data

AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA 2021

Não tem como pensar em 2021 sem lembrar dos desafios do ano anterior, marcado pelo início da pandemia do coronavírus. Devido ao isolamento social e às incertezas econômicas, todos os setores da economia precisaram se adaptar e esse foi o momento para pensar: “Como alcançar o meu cliente sem sair de casa?”. 

A pandemia acelerou movimentos que estavam evoluindo a passos largos. A dúvida central ainda permanece, mas é possível incluir as estratégias de marketing para fortalecer seu negócio e atingir o seu cliente de forma assertiva, onde ele estiver. Listamos para você as principais tendências de marketing para ficar de olho em 2021: 

Customer Experience (CX): 

A ideia de Customer Experience vem do conceito de User Experience (UX) e nada mais é do que garantir ao cliente uma experiência única ao consumir seu produto ou serviço aumentando a chance de fidelização. É todo o processo de relacionamento do antes, durante e depois do contato do consumidor com a marca. 

SEO

O SEO é uma das principais tendências para este ano e se trata da técnica de otimizar e potencializar sites com o objetivo de posicioná-los nas primeiras páginas de mecanismos de busca como o Google, Yahoo e Bing. 

Chatbots

Os chatbots são softwares desenvolvidos para automatizar conversas e simulam o atendimento humano interagindo com o cliente. Eles agilizam processos nas mais diversas áreas e têm como principal vantagem a redução de custos operacionais. 

Pesquisa por voz

A ComScore estima que, neste ano, pelo menos 50% das pesquisas na internet sejam feitas por voz. A funcionalidade tem como objetivo facilitar a experiência do usuário ao realizar uma busca, pois ao invés de digitar ele pode apenas falar. 

Lives e webinars

Os vídeos já eram tendência, mas as transmissões ao vivo vão se popularizar ainda mais em 2021 devido à necessidade de promover encontros e reuniões à distância. 

Data Driven Marketing

Conhecido também como Marketing Orientado a Dados, o Data Driven Marketing consiste em uma estratégia que faz uso de dados dos consumidores para orientar a tomada de decisões de um negócio, podendo incluir abordagens como pesquisa de mercado, automação, análise, entre outros.  

Automação de Marketing

Automatizar ações e processos na área de marketing como o disparo de e-mail, uso de chatbots e programação de posts, sem perder o relacionamento personalizado com o cliente, é também uma forte tendência para 2021 e o ganho de produtividade e agilidade são suas principais vantagens. 

Integração

Não é possível atingir o sucesso com as estratégias de marketing sem integrar os canais de sua empresa. As redes sociais, sites, blogs, chatbots, entre outros, precisam falar a mesma língua para fortalecer a imagem da sua marca. 

 

Agora que você já leu um pouco sobre a evolução do marketing e as principais tendências da área para este ano, aprimore ainda mais seu conhecimento sobre Marketing Digital

Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais para saber mais!

 

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!