Por onde começar uma estratégia de Marketing Digital?

Por onde começar uma estratégia de Marketing Digital?
Por  Admin  |   06 jan 2021

Muito mais do que uma tendência ou “modinha”, o Marketing Digital se consolidou como uma parte essencial das estratégias de divulgação das empresas. Isso aconteceu porque ele ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes, impacta nas vendas do negócio e potencializa a competitividade no mercado. A seguir, entenda mais sobre esse método e aprenda como começar a sua estratégia nas redes sociais:

O alcance do Marketing Digital

O Marketing Digital é feito por meio de um conjunto de atividades executadas na internet para alcançar objetivos bem definidos, como a atração de novos negócios, a criação de um relacionamento mais próximo com clientes ou o desenvolvimento da identidade de uma marca. 

Esse método é tão efetivo que, segundo dados do Social Media Trends 2019 - da Rock Content, cerca de 96,2% das empresas investem em redes sociais. Os entrevistados afirmaram que a possibilidade de divulgar a marca, de engajar com a audiência, aumentar tráfego no blog ou site, e ampliar as vendas e o número de clientes são as maiores vantagens do investimento.

Como fazer uma estratégia de Marketing Digital

Não se iluda: o Marketing Digital só é efetivo quando é bem pensado e é planejado de acordo com uma estratégia bem definida. Para se ter noção, o Social Media Trends 2019 apontou que as empresas que investem em estratégias como essa, alcançam uma média de visitas 1,5 vezes maior do que aquelas que não o fazem. 

Por isso, é muito importante planejar cada passo a ser seguido nas suas redes sociais. A seguir, entenda como começar um posicionamento focado em trazer resultados para a sua marca. 

Defina bem seus objetivos

Nenhuma estratégia é bem planejada se os objetivos dela não estiverem bem claros, por isso, pense bem no que você quer atingir com determinada ação. As redes sociais permitem que você aumente o tráfego no seu site, que sua marca fique mais conhecida em determinada praça, captar novos leads, e outras várias possibilidades. Porém, não deixe que isso te distraia: foque em determinados objetivos e trace planos para alcançá-los.

Crie a sua persona

Com os objetivos bem definidos, é hora de criar a sua persona (ou as personas). Ela será o personagem fictício que vai representar os seus clientes ideais e vai te guiar na hora de criar suas ações de marketing. 

Para construir essa persona, realize uma pesquisa na sua carteira atual de clientes, converse com equipe de vendas da sua empresa e mapeie as principais características dos leads. Depois disso, crie um personagem ideal com nome, idade, cargo, vida pessoal, hobbies, problemas, desafios, canais que mais utiliza, etc. 

Defina canais de distribuição e os formatos

Como você já realizou um estudo sobre a sua persona, é hora de identificar em quais redes sociais ela está presente. Os canais mais populares hoje são os sites, Instagram, facebook, LinkedIn e o Twitter, mas antes de traçar estratégias para todas elas, descubra quais chamam mais atenção do seu público. 

O próximo passo é encontrar formatos que despertem o interesse da sua persona, eles podem ser posts simples nas redes sociais, blog posts, e-mails marketing, anúncios em aplicativos e enfim, tudo vai depender de quem é o seu público. Descubra, invista e teste até dar certo.

Estude as etapas de um funil de vendas 

O funil de vendas é a representação das etapas que os clientes passam antes de consumir determinado produto. Entenda melhor:

  • O topo do funil: O cliente ainda não sabe que tem um problema a ser resolvido com o seu produto, então nessa etapa do marketing, você deve produzir conteúdos que despertem uma necessidade nos clientes. Não faça propaganda de produtos, mas aproveite para gerar engajamento. 

  • Meio do funil: Nesta etapa, o cliente já está com um problema em sua mente, então ele vai começar a buscar alternativas para resolver aquela questão. Então você vai aproveitar para mostrar os seus produtos, oferecer conteúdos mais exclusivos e pedir informações em troca para criar uma rede de leads. 

  • Fundo do funil: Aqui, os clientes já estão cientes do problema e de suas possíveis soluções, por isso, também estão prontos para serem abordados pelo seu time de vendas. Nessa hora, você deve mostrar para o cliente porque é a melhor escolha e como você é autoridade no seu nicho.  

Crie um plano de conteúdo

Agora, você já tem as informações mais relevantes para a produção de conteúdo, então é hora de colocar a mão na massa e criar um calendário editorial. Ele é importante porque vai te ajudar a criar conteúdos mais assertivos, bem distribuídos e memoráveis para o seu público. Ao criar o seu plano de conteúdo, também considere o investimento em mídia paga para aumentar o seu alcance, caso precise de resultados rápidos. 

Defina e acompanhe métricas 

Após iniciar o seu posicionamento de Marketing Digital, é importante monitorar os resultados para verificar a eficiência das estratégias e, a partir disso, mudar o rumo quando necessário ou potencializar as ações que estão trazendo resultados. 

Então, defina e acompanhe as métricas que mostram se os seus objetivos estão sendo alcançados ou não. Para isso, você pode utilizar ferramentas que monitoram os acessos do seu site (Google Analytics), que indicam as estatísticas das suas redes (MLabs), e que otimizam o seu tempo (EasyBuilder).

Neste artigo, você conferiu alguns pontos importantes para iniciar com o pé direito o seu posicionamento em Marketing Digital. Para se aprofundar no tema, confira algumas dicas para criação de conteúdo. 

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!