O que é Xaas e como usar na sua empresa

O que é Xaas e como usar na sua empresa
Por  Admin  |   19 fev 2021

Depender de estruturas físicas para gerenciar empresas é coisa do passado! O tempo e dinheiro gastos com isso podem ser facilmente direcionados para outros projetos se você souber como implementar uma nova modalidade no seu negócio: o Xaas (Everything as a Service).  Quer entender como funciona o Xaas e de que maneira esse modelo pode ajudar a sua empresa a se manter entre as mais modernas do mercado? Continue lendo este texto! 

Como funciona o XaaS

XaaS (Everything as a Service), que em português significa “tudo como serviço”, é um modelo de negócio utilizado para viabilizar a modernização de serviços que antes eram feitos através de recursos físicos e armazená-los em nuvens. 

A partir dele, é possível encontrar oferta de infraestrutura, softwares e plataformas em nuvens que democratizam o trabalho, além de reduzir custos e refletir em aumento de produtividade para uma empresa.

O termo surgiu para resumir as possibilidades de serviços em ambientes virtuais, já que antes cada segmento tecnológico possuía uma nomenclatura própria. Conheça os modelos que integram o Xaas:

SaaS: Software as a Service

Você já acessou o Google Drive, o DropBox ou até mesmo a Netflix? Então você já teve contato com empresas SaaS! 

O SaaS é um Application Service Provider (ASP) e consiste em softwares que têm como responsabilidade gerenciar acessos e manter a estrutura da segurança de dados de uma empresa. Ele pode ser acessado de qualquer lugar, remotamente, e não exige instalação no computador, apenas conexão à internet. 

PaaS: Plataform as a Service 

O PaaS ou plataforma como serviço é voltado para empresas que precisam desenvolver seus próprios projetos. Mas como funciona? É simples: a empresa contratada fornece infraestrutura  (servidores, armazenamento e rede), ferramentas e tudo mais que o cliente possa precisar para desenvolver suas ideias com segurança. 

O PaaS é uma boa alternativa para companhias que desejam reduzir custos com compra e gerenciamento de licenças de software, estrutura e middlewares de aplicativos, por exemplo. 

IaaS: Infrastructure as a Service

Muito parecido com os outros serviços, o IaaS também usa a forma de hospedagem na nuvem, além de disponibilizar recursos computacionais como processamento, memória, armazenamento, entre outros, via internet ou por uma rede privada. Computação de alto desempenho, armazenamento, backup, recuperação e hospedagem de site são alguns dos cenários mais comuns de IaaS. 

Um exemplo de utilização de IaaS é para clientes que querem criar soluções de TI personalizadas e repassar despesas de hardware para empresas terceirizadas. 

Por que adotar o modelo Xaas? 

O XaaS não se trata de uma moda passageira, ele veio para ficar! O modelo é uma tendência crescente na área da tecnologia, mas vale o alerta: quanto maior for o valor do investimento na sua implementação, maior será a flexibilidade e as vantagens que o serviço vai te oferecer. Confira algumas delas: 

Flexibilidade 

Ao adotar o armazenamento em nuvem, as companhias conseguem acessar seus dados de qualquer lugar e a qualquer momento, o que por si só já é uma grande vantagem. Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, empresas que já utilizavam o modelo XaaS saíram na frente e se adaptaram com mais facilidade ao home office. 

Dados protegidos

Os pacotes de XaaS também podem vir acompanhados de serviços de monitoramento, criptografia e backups constantes, garantindo assim a proteção de dados da empresa, seus clientes e colaboradores. 

Redução de custos

O Xaas faz com que as empresas não precisem investir em equipamentos, espaço para armazenamento e nem em manutenção e com isso muitos custos são reduzidos. 

Maior retorno sobre investimento

O ROI (Retorno Sobre Investimento) mede o quando uma empresa lucrou após investir financeiramente em determinada ação. Então, ao reduzir custos, automaticamente uma companhia aumenta seu ROI consideravelmente. 

Agora que você já conhece um pouco sobre o modelo XaaS, que tal aprender como avaliar empresas de software antes de contratar serviços?

Gostou deste conteúdo? Nós podemos te ajudar a implementar o XaaS na sua empresa. Fale com a gente: easy@easycomtec.com 

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!