MVP: o que é, importância e porque ele é fundamental para a sua empresa

MVP: o que é, importância e porque ele é fundamental para a sua empresa
Por  Admin  |   02 jul 2021

Para os empreendedores, é fundamental estar por dentro das fórmulas, procedimentos e tendências utilizadas pelas maiores companhias do mercado, principalmente quando se trata de começar um novo projeto. 

Neste sentido, uma das técnicas que já ajudou gigantes como o Facebook, Apple e Amazon a se consolidarem em seus segmentos tem apenas 3 letras: o MVP. 

O MVP é uma uma das metodologias mais conhecidas para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Quer saber mais? Continue a leitura e entenda tudo sobre o MVP e como ele pode fazer a diferença no seu negócio: 

O que é MVP?

MVP, a sigla de Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável, em português,  nada mais é do que a ação de construir uma versão simples e enxuta de um produto, utilizando o mínimo de tempo e dinheiro possível, a fim de entregar a proposta de valor da ideia. 

Na prática, o MVP serve para realizar testes primários e validar a viabilidade do negócio antes mesmo de seu lançamento oficial. Isso significa que o empreendedor oferece o produto com apenas algumas funcionalidades para entender a reação e receptividade do mercado.

Qual é a função do MVP? 

A principal função do MVP é validar o retorno de determinada ideia, antes mesmo de o produto ser lançado em sua versão finalizada. 

Sendo assim, a partir do feedback recebido, a empresa tem a certeza de que o produto corresponde às necessidades dos clientes ou não, podendo aprimorar seu desenvolvimento. 

A importância do MVP para as empresas

Você já sabe que no mundo dos negócios é muito difícil acertar na primeira tentativa, não é mesmo? E como nenhum empreendedor gosta de perder dinheiro com um palpite arriscado, o MVP pode ser uma excelente estratégia na hora de elaborar novos projetos. 

Com ele, é possível compreender o comportamento dos clientes, detectar falhas nos produtos antes mesmo do lançamento integral, bem como otimizar o processo de compra, métodos de promoção, entre outras coisas.

3 Passos para criar um MVP

Existem três passos simples para criar ou melhorar um MPV. Confira cada um deles: 

Passo 1: Defina a proposta de valor

A proposta de valor consiste no principal output do produto ou serviço. Sendo assim, você, como empreendedor, deve pensar em uma forma de transmitir para o mercado sua ideia, de forma concisa, clara e transparente, sem esquecer o lado estratégico. Em resumo: reforce como seu produto irá resolver as dores do cliente. 

Passo 2: Receba o feedback do mercado

Após desenvolver um MPV alinhado à proposta de valor,  é hora de avaliar a reação do mercado diante do produto a ponto de justificar o investimento. 

Existem diversas formas de validar a ideia, mas o mais importante é entender o nível de receptividade do público diante do produto e aprender de que maneira a ideia pode ser melhorada visando alcançar melhores resultados. Por isso, após os testes, interprete os feedbacks com atenção! 

Passo 3: Repita o processo

Depois de lançar o MVP e receber os feedbacks, reavalie se a sua ideia precisa de mais testes. 

Caso você tenha certeza que o produto está alinhado à proposta de valor e atende às necessidades dos clientes, avance em direção ao lançamento final. Caso contrário, use suas habilidades para redesenhar a ideia de acordo com as aspirações do mercado. 

Exemplos reais de MVPs em grandes companhias 

Como citamos lá no início, gigantes do ramo de tecnologia e comércio já apostaram no MVP para validar suas ideias. Dá uma olhada em como essas companhias fizeram isso: 

Apple

Por incrível que pareça, o lançamento do iPhone 1 aconteceu quando ele ainda era um MVP. O aparelho não possuía algumas funcionalidades, como o copiar e colar. Ainda assim, a Apple decidiu testar a receptividade dos clientes, fazer ajustes e lançar novas funções nas versões seguintes do equipamento, gerando ansiedade e euforia no mercado. 

Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg é outro bom exemplo de MVP de sucesso. Antes mesmo de ser conhecido mundialmente, o Facebook foi testado dentro dos muros da Universidade de Harvard. Apenas os alunos da comunidade universitária tiveram acesso ao lançamento, o que permitiu que Mark promovesse modificações fundamentais a partir do que se revelou necessário durante o processo de validação. 

Amazon

A Amazon, uma das maiores empresas de e-commerce do mundo, começou como uma livraria que buscava soluções mais práticas para os clientes. Na época, o mercado era dominado por livrarias físicas. Para testar o segmento, a empresa criou um site simplificado e vendia apenas livros a preços acessíveis. Você já sabe o resultado disso, não é? 

Easybuilder como ferramenta para criação de MVP

Se você chegou até aqui, deve ter estar se perguntando: como é possível otimizar o processo de criação de um MVP? Nós temos a resposta e é sobre isso que o Fernando Magno, fundador da Easy, fala no vídeo abaixo: 

 

E aí, as novas ideias de produtos ou serviços da sua empresa já possuem um MVP? Se ainda não, está mais que na hora de aplicar o MVP às estratégias do seu negócio! 

Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades da área de empreendedorismo! 

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!