5 dicas práticas de prospecção de clientes que você não pode ignorar

5 dicas práticas de prospecção de clientes que você não pode ignorar
Por  Admin  |   03 mar 2021

Algumas empresas esperam seus clientes entrarem em contato, já outras abordam qualquer pessoa para negociar. Essas duas estratégias podem até funcionar, mas a melhor forma de converter vendas é saber prospectar os clientes certos e isso exige conhecimento, ferramentas adequadas e pensamento estratégico. 

Sabe a Rappi, aquela startup unicórnio de sucesso no segmento de entregas? Fundada na Colômbia, em 2015, ela se expandiu e hoje está presente em oito países da América Latina: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Equador e México. 

Sabe o segredo desse sucesso? A aposta na prospecção de novos clientes no lugar certo!  Como seu público é jovem e conectado, a empresa investiu seus recursos de marketing nas redes sociais e não mede esforços para continuar relevante no Google, Facebook, Instagram e Twitter. Mas essa é só uma forma, entre tantas outras, de captar leads. 

Se você, empreendedor, quer atrair mais clientes para o seu negócio, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Continue a leitura e conheça 5 dicas práticas de prospecção que você não pode ignorar: 

O que é prospecção de clientes? 

No mundo dos negócios, prospectar significa encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal da empresa. A ideia central é conquistar o lead para que ele se torne um cliente fiel.

No entanto, por mais que a finalidade seja vender, a prospecção vai muito além disso. Construir um relacionamento, por exemplo, é o primeiro passo para fazer uma pessoa se interessar pelo seu negócio. 

O que fazer para prospectar novos clientes

Antes de qualquer coisa, se certifique de que a sua ideia, produto ou serviço, de fato oferece a melhor solução para um problema. Tendo essa certeza, as coisas ficam mais fáceis. Confira, a seguir, 5 dicas que separamos para te ajudar a prospectar novos clientes: 

1 - Entenda o mercado do seu nicho

Não tem como começar esta lista de uma forma diferente. Para a sua prospecção dar certo, você precisa entender o que está acontecendo no seu mercado de atuação, mas não superficialmente! 

Pesquise, conheça a fundo o funcionamento do segmento, a estratégia da concorrência, as oportunidades de vendas e ameaças que podem surgir. Investir na análise SWOT é uma boa alternativa!

2 - Conheça o seu cliente a fundo

Não existe prospecção sem saber quem são os seus potenciais clientes. Entenda as necessidades, interesses, desejos, dores e problemas dos seus leads para oferecer uma boa solução a eles. 

3 - Invista em um portfólio ou site customizado

Estar na web dará mais credibilidade ao seu negócio, aumentando a confiança dos consumidores que ainda não conhecem a sua empresa. Por isso, sua vitrine também precisa chamar atenção. Que tal desenvolver um portfólio ou site customizado? 

Nele você pode apresentar a sua empresa, missão, visão e valores, mostrar os produtos ou serviços oferecidos, indicar os principais clientes ativos, apresentar a sua equipe e, claro, deixar à disposição um contato! 

4 - Saiba como abordar

Depois de conhecer o mercado e o perfil dos potenciais clientes, é hora de fazer o contato. Então, prepare-se!

Seja por telefone, e-mail ou redes sociais, seja amigável! Nada de começar a conversa mostrando o quanto a sua empresa é boa. Adote as seguintes estratégias: 

  • Defina a abordagem da conversa e planeje possíveis rumos que ela pode seguir; 

  • Personalize o tratamento de acordo com o perfil do prospect

  • Deixe claro que o seu objetivo é ajudar, não vender;

  • Seja humano, não aja como se fosse um robô com frases prontas e respostas automáticas; 

  • Ofereça soluções. 

 5 - Não desista

Vender exige persistência, por isso não desista logo no primeiro “não”. Claro que pressionar o cliente incomoda, mas uma boa alternativa é mostrar que a sua preocupação continua sendo ajudar. 

Se o contato não converteu em venda, não pense que tudo está perdido! Deixe as portas abertas caso o prospect queira voltar a conversar.

Agora que você já sabe como prospectar novos clientes, que tal seguir o modelo da Rappi e apostar no Marketing Digital? Saiba por onde começar. 

 

Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais para saber mais!

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!