Você sabia que empresas também podem sofrer com a síndrome do impostor?

Você sabia que empresas também podem sofrer com a síndrome do impostor?
Por  Admin  |   15 jan 2021

A Síndrome do Impostor é um desalinhamento psicológico no qual o indivíduo não consegue acreditar na própria capacidade, não aceita que suas conquistas são por mérito e direciona seus bons resultados a outros fatores como sorte ou porque acredita que foi ajudado por alguém. Mas você sabia que essa síndrome também pode atingir empresas? Entenda como isso acontece e como você pode melhorar a autoestima da sua equipe:

Como a Síndrome do Impostor afeta empresas

Em reportagem, a Folha de São Paulo abordou o tema Employer Branding - uma estratégia que propõe a atração e a retenção dos melhores talentos como um diferencial competitivo - e indicou que, para prosperar, as empresas precisam que os funcionários acreditem no potencial da equipe e da marca. Ou seja, a Síndrome do Impostor também pode afetar o seu negócio.  

E essa falta de segurança pode fazer com que empresas percam grandes oportunidades como a participação em licitações, por pensar que não tem potencial para isso. Ou não se inscrever na disputa de premiações por julgarem que são novas demais no mercado, desconhecidas ou incapazes.

Como melhorar a autoestima da empresa

Feita por pessoas, as companhias refletem o clima organizacional: se a empresa está em crescimento e gerando oportunidades e benefícios para seus colaboradores, esse otimismo impactará positivamente o dia a dia no trabalho. Por consequência, uma empresa que tem colaboradores e um ambiente confiante, se torna uma empresa segura e competitiva. Confira algumas dicas para você melhorar a confiança da sua empresa:

Valorize sua equipe

Profissionais que são valorizados, reconhecidos por suas habilidades e competências, que recebem oportunidades reais de crescimento na carreira e ainda são recompensados financeiramente, têm maior confiança em si mesmos e contribuem mais para a autoestima da empresa. Por isso, aposte na valorização da sua equipe.

Invista no bem-estar dos funcionários 

Já mencionamos que colaboradores valorizados deixam o ambiente empresarial mais confiante e competitivo. E uma forma de mostrar o valor de seus funcionários, é investir no bem-estar do ambiente de trabalho. Para isso, prepare salas dinâmicas, um espaço adequado para as refeições e mobiliários de acordo com os padrões ergonômicos ideais para cada funcionário. 

Celebrar cada pequena vitória

Embora pareça algo simples, toda e qualquer pequena conquista deve ser celebrada. Não importa se é um contrato pequeno, uma nova aquisição ou mesmo um novo colaborador. Todas as pequenas vitórias precisam ser comemoradas e ajudam a aumentar a confiança da empresa como um todo. 

Desconstrua a ideia de perfeição e não se compare

É comum que pessoas com Síndrome do Impostor se comparam com outras pessoas, e quando se trata de empresas o caso não é diferente. Por isso, ao invés de se comparar com empresas maiores e cases de sucesso, olhe para elas sempre como uma inspiração. 

Gostou desse conteúdo? Nos siga nas redes sociais!

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!