Você sabe o que significa o Dia Mundial Contra a Cibercensura?

Você sabe o que significa o Dia Mundial Contra a Cibercensura?
Por  Admin  |   12 Mar 2021

Vamos começar este texto te fazendo um desafio: você conseguiria trabalhar ou estudar sem depender da internet? E se tivesse conexão, mas dependesse do governo para saber o que pode ou não acessar? Em pleno século XXI parece difícil de acreditar, mas essa é a realidade de muitos países ao redor do mundo. 

É justamente para combater a censura na internet que a ONG Reporters Without Borders criou o Dia Mundial Contra a Cibercensura, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a liberdade de expressão na rede. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura! 

O que é o Dia Mundial Contra a Cibercensura?

Comemorado em 12 de março, o Dia Mundial Contra a Cibercensura foi criado em 2009 pela ONG Reporters Without Borders. A organização, fundada em 1985 na França, é voltada para a defesa da liberdade de imprensa e pelo direito de expressão dos cidadãos. 

Para a ONG, todos os 4,6 bilhões de usuários da internet devem ter o direito de se informar garantido, recebendo ou divulgando dados que circulam pela web.

Apesar da data escolhida, a Reporters Without Borders realiza campanhas durante todo o ano para alertar a população sobre o livre acesso à internet, além de receber denúncias sobre países que usam a proibição como uma forma de controle do poder, por exemplo. 

Os países que mais censuram no mundo

De acordo com um levantamento realizado pela Reporters Without Borders, a China, o Irã, o Bahrein e o Vietnã do Norte são alguns dos países que restringem o acesso dos cidadãos à internet. Ainda mais radicais, a Eritreia, a Turquia, a Tailândia e a Ucrânia censuram completamente as informações. Conheça agora os fatos sobre a censura nesses países que vão te deixar surpreso: 

China 

A China possui o aparato de censura mais sofisticado do mundo. O Projeto Escudo Dourado, popularmente conhecido como Grande Firewall da China, proíbe usuários chineses de acessar mecanismos de busca estrangeiros, sites de notícias e redes sociais. Ferramentas do Google como o Mapas, Tradutor e Drive não funcionam no país, assim como as redes sociais Instagram, WhatsApp, Twitter e Youtube.  

Rússia 

Em 2019, a Rússia aprovou um projeto de lei que dá aval para o governo interromper o acesso à internet da população quando julgar necessário. Mais recentemente, no início deste ano, o órgão regulador do setor de Telecomunicações no país anunciou que a Rússia aplicará multas às principais redes sociais por estimular jovens a se manifestarem a favor da oposição. 

Coreia do Norte

Na Coreia do Norte a população é proibida de acessar a internet livremente. O país possui apenas dois sites registrados, o Centro Oficial de Computação e o portal oficial do governo. A conexão à internet só é liberado para alguns participantes de elite do governo. 

Eritreia

A Eritreia é o lugar onde a imprensa mais sofre censura, já que o governo possui controle absoluto sobre todos os meios de comunicação. No país, menos de 1% da população tem acesso à internet e apenas 5% dos cidadãos possuem um aparelho celular.

Irã

No Irã, as autoridades governamentais restringem a atividade na internet quando julgam pertinente. O Conselho Nacional do Ciberespaço do país proibiu o acesso dos cidadãos às principais redes sociais como Twitter, Facebook e Youtube, WhatsApp e Telegram. 

Precisamos apoiar esta causa para garantir que a censura diminua e principalmente não cresça. Já pensou em como seria a sua vida se o acesso à internet fosse controlado?

O que achou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais para mais informações!

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!