O que você precisa saber antes de abrir um marketplace

O que você precisa saber antes de abrir um marketplace
Por  Admin  |   28 Jul 2021

A ideia de investir em um marketplace e fazer parte de um mercado que está em grande expansão é de brilhar os olhos. Só em 2020, por exemplo, as vendas online cresceram 68% em comparação com 2019,  segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. 

Porém, nem tudo são flores, pois o lançamento de um marketplace não é garantia de sucesso, uma vez que qualquer modelo de negócio exige muito planejamento. 

Pensando nisso, nós preparamos um material para você descobrir o que precisa saber antes de abrir o seu shopping online. Confira:

Por que marketplaces são um bom negócio

Um dos principais motivos para marketplaces darem tão certo é o fato de que o administrador não precisa ter um estoque para gerenciá-lo. A Uber, por exemplo, não possui carros próprios na rua, mas é considera a maior empresa de transporte mundial. Assim, lançar um marketplace se torna uma ideia incrível, pois você pode construir um grande negócio sem gastar muito recursos e assumir grandes riscos. 

Outro fator bastante atraente no mercado de shoppings online é o fato de que eles são relativamente novos no mercado e contam com um grande potencial de crescimento. De acordo com a 42ª edição do Webshoppers, que é atualmente o maior relatório sobre e-commerce do país, realizado pela Ebit|Nielsen, em 2020, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro.

Ok, parece que o cenário para investir na abertura de um marketplace é ótimo, mas será que fazer parte desse sucesso é fácil? Vamos tratar disso, no próximo tópico:

Há muito trabalho antes do sucesso

Como era de se esperar, uma ideia não é o bastante para lucrar no mercado online, é preciso muito planejamento e trabalho. Neste tópico, não vamos abordar questões técnicas, mas separamos algumas reflexões que você precisa fazer antes de lanças a sua plataforma, pois elas influenciarão diretamente a forma como você vai tocar o seu negócio: 

Como desenvolver o site?

Com o modelo de negócio estruturado, é hora de construir a sua plataforma de mercad0o. Logo, você precisa pensar em algumas questões: Vai escrever os códigos sozinho? Ou vai precisar investir recursos para contratar uma equipe de desenvolvedores? Ou ainda, está pensando em usar um software para marketplace pronto? E, caso sim, qual você escolheria? 

Qual é a sua expertise na área?

Qual é o nível de familiaridade que você tem com o nicho que pretende investir? Tem experiências anteriores? Pode contar com possíveis investidores? Conhece pessoas que podem te ajudar? Já conta com determinado público? Escolher um mercado que você já conhece pode te fazer sair um pouco na frente dos concorrentes. 

Como você vai conquistar sellers?

Uma pergunta chave, saber como você vai conquistar os sellers da sua plataforma é uma das primeiras perguntas que você deve se fazer. Por que os vendedores deveriam escolher o seu marketplace para anunciar? Qual é a estratégia que você vai tomar para fazer o marketing? Já pensou em quais serão as vantagens que você vai oferecer?

Como você chegar até os compradores? 

Imagine que você chegou lá: tem uma ótima plataforma para seu marketplace e diversos vendedores com produtos incríveis. Ainda está faltando algo, né? Os compradores. Por isso, antes mesmo de criar o seu MVP, é importante imaginar como você vai chegar até os compradores. Você já possui determinado público? Planeja fazer marketing online? Quais são as estratégias que você vai tomar? Lembre-se que de nada vale um shopping online se ele não tiver visitas.  

É ideal criar um MVP para testar sua ideia

Nós já abordamos o conceito de Lean Startup e MVP em alguns posts anteriores, mas vale lembrar: Criar um MVP (Produto Mínimo Viável) para testar a sua ideia antes de arriscar muitos recursos é primordial. Então, a fase inicial do projeto deve ser voltada para desenvolver e lançar um MVP. 

Não esqueça: quanto mais as pessoas te derem um feedback, melhor você vai desenvolver o seu projeto e deixar o seu produto ideal para os consumidores finais. Se você quer saber como construir e lançar um MVP, clique aqui. E se ainda não conhece o poder dessa estratégia, confira 7 casos de empresas que usaram MVP para testar sua viabilidade no mercado. 

Ter uma comunidade engajada é crucial

Por fim, queremos ressaltar a importância de manter pessoas ao seu lado. Para qualquer projeto dar certo, é necessário que pessoas acreditem nele. Por isso, engaje com a sua comunidade, mantenha contato com possíveis clientes e divulgue a sua iniciativa. Quanto mais envolvidos os usuários estiverem, mais sucesso você terá. 

Gostou de conhecer algumas reflexões que você precisa fazer antes de abrir o seu marketplace? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe muito mais conteúdos! 

Quer construir um MVP para a sua ideia de negócio? Conte com a gente, mande uma mensagem para easy@easycomtec.com e agende uma consultoria. 

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!