Windows vs Mac vs Linux

Por  Admin  |   11 nov 2016

Quals são as vantagens e desvantagens de ser usuário do Mac, Windows e Linux?

 

Mac:

 

Vantagens do Mac

 

Possuir um produto da Apple é possuir, um produto de qualidade. Os Mac são, regra geral, bastante leves e finos. E possuem uma resistência considerável tendo em conta as características físicas. Para além disso, são bastante ergonómicos e podem aguentar até um dia longe da tomada de eletricidade.

 

Olhando para as particularidades dos Mac podemos afirmar que estes possuem um teclado exclusivo e um ecrã com imagens de uma grande definição.

 

Os processadores também são bastante recomendáveis atingindo capacidades de processamento de todo em relação a tudo aquilo que se pode encontrar no mercado.

 

Desvantagem do Mac

Uma desvantagem do Mac é o preço, mas está ficando cada vez mais acessível.Pode acontecer de algum programa que esteja acostumado no windows não tenha uma versão compatível com Mac, o forçando a procurar outro.

Windows:

Vantagens do Windows

Facilidade de uso e eficiência-  O Windows é considerado o sistema de computador mais fácil de gerenciar. Os usuários podem realizar suas tarefas respectivas sem muitas complicações. Com isso, o usuário tende a ser fiel a marca. Porém não é só a facilidade que existe no Windows, o sistema ainda conta com a realização de tarefas avançadas, possui diversos recursos extremamente profissionais que auxiliam muito bem todo tipo de consumidor, desde os que utilizam o pc para para uso casual aos avançados.

Ou seja, aliando essas duas características fundamentais, o Windows se tornou uma grande referência no mundo.

Compatibilidade com diversos softwares: Os desenvolvedores de programas tem o Windows como o principal ponto de consumo de seus produtos. Hoje praticamente não existe softwares que não tenham compatibilidade com o Windows.

 

Compatibilidade com hardware-  O Windows é o sistema que possui maior compatibilidade com os drivers da maioria dos hardware. Quando por exemplo você compra uma Web Cam, não necessariamente ela será compatível com outros sistemas operacionais, mas com o Windows é certo que sim.

 

 

Desvantagens do Windows

 

Segurança-  Como o Windows é o sistema muito utilizado, hackers começaram a trabalhar forte nas vulnerabilidades do mesmo. Além das brechas de segurança que o Windows tinha e tem, os piratas da internet começaram a desenvolver ferramentas maliciosas para infectar computadores dos usuários.

Infelizmente a Microsoft não trabalhou e nem trabalha arduamente para inibir ao máximo as ações contras os hackers e aplicativos maliciosos. O fato é, se você utiliza o Windows, saiba que a sua segurança está comprometida. A utilização de um bom antivírus e um firewall renomado diminui as chances de infecção do seu sistema. Baixar as atualizações também pode ajudar na hora de se proteger de vírus, malwares e invasões.

Código fonte fechado-  O Windows não disponibiliza seu código fonte. Portanto, se houver uma falha nele, só o suporte técnico poderá resolver o problema; com isso, os riscos podem ser ainda maiores.

Preço- O Windows não é grátis, ao contrário, o sistema custa uma bela grana e este talvez seja, aliado ao fato do código fonte ser fechado, o principal motivo pelas quais os hackers desenvolvem aplicações maliciosas para o Windows.

Bom, essas são as principais vantagens e desvantagens do Windows. O objetivo desse artigo é fazer você refletir sobre esse famoso sistema, e consequentemente chegar a conclusão se é vantajoso ou não utilizar o Windows, boa sorte.

 
 
 

Linux:

 

Vantagens do Linux

 

CustoA vantagem mais óbvia de usar Linux é o fato de que ele é grátis, enquanto que os produtos da Microsoft são pagos e muitas vezes caras. Licenças da Microsoft normalmente só estão autorizados a ser instaladas em um único computador, enquanto que uma instalação Linux pode ser instalado em qualquer número de computadores.

Segurança – Na mesma linha dos custos, a segurança Linux é muito mais forte do que a do Windows. Por que você tem que gastar o dinheiro extra com software anti vírus?

O sistema operacional Linux foi criado no início dos anos noventa e conseguiu se manter seguro por todos esses anos. O argumento do desktop Linux não ser tão amplamente utilizado é válido para explicar a não existência de vírus.

O contra argumento é que o sistema operacional Linux é open source e se houvesse um vírus disseminado Linux, haveria centenas de patches lançados amanhã, seja por pessoas comuns que usam o sistema operacional ou pelos responsáveis da distribuição. Não é preciso esperar por um patch de uma única empresa, como fazemos com o Windows.

Escolha (Liberdade) – O poder de escolha é uma grande vantagem Linux. Com o Linux, você tem o poder de controlar quase todos os aspectos do sistema operacional.

Duas características principais que você tem o controle são o visual do seu desktop e os gerenciadores de janela, e o kernel. No Windows, você está preso ao desktop padrão.

Hardware – Linux é perfeito para aqueles velhos computadores com quase nenhum poder de processamento ou. Você pode instalar Linux e usá-lo como um firewall, um servidor de arquivos, ou um servidor de backup. Há infinitas possibilidades.

Desvantagens do Linux

Entendimento – Familiarizar-se com o sistema operacional Linux requer paciência, bem como uma curva de aprendizagem forte. Você deve ter o desejo de ler e entender as coisas por conta própria, ao invés de ter tudo feito para você.

Compatibilidade – Por causa de sua natureza livre, o Linux fica, por vezes, atrás da curva quando se trata de nova marca de compatibilidade de hardware. Embora os contribuintes do kernel e mantenedores trabalhem duro para manter o kernel atualizado, Linux não tem o apoio das empresas como sistemas operacionais alternativos. Às vezes você pode encontrar aplicativos de terceiros, às vezes você não pode.

 

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens de todos pode tomar uma melhor decisão sobre qual sistema operacional pode utilizar e que atenda às suas necessidades.

 

Tags

Faça uma busca

Notícias Recentes (148)

Software pronto ou software customizado? Inteligência Artificial Chatbot Dicas para criação de conteúdo Instagram libera recurso de compra online no Stories Vaga para Analista de SEO Integração de Sistemas 4 dicas de SEO para a sua Empresa Vaga para Programador Asp Net Senior Ver Todos (148)

Curtir e Compartilhar

Tags

Tecnologia SPF ERP DMARC Planejar Windows MVP Blokchain Lean Startup Layout Projetos Podcast Inteligência Artificial design DKIM Criptomoeda Bitcoin Mac Audiobook CMS Logotipo Compliance Linux ferramenta IA conteúdo de valor software comunicação automatizada automatização vaga emprego trabalhe conosco chatbot bot software pronto software customizado metrics results strategy business model Instagram métricas Website ASP.NET SEO Google Yahoo Bing Trabalho Remoto Inovação Tendência Home Office Qualidade de vida Market Place Shopping Virtual Vendas Criatividade Estímulo Habilidade C# WordPress Starts up Slack Snapchat PHP JAVA VB.NET COBOL UI Framework Microsoft Ansiedade Vida profissional Vida pessoal Web Semantica Aplicativo Mobile Android IOS IPhone 7 Apple Ionic Cordova Selenium Aurélia Angular Gamification Dispositivos Móveis Camera modelo de negócio empreendedor inovador clientes incentivo funcionários caridade Easy doações site TI ideias invadora inovar curiosidade ideia cultura organizacional resultados feedback comunicação mudança estratégia vídeo institucional produto serviço credibilidade estratégias mensagem empresa AMP PWA Internet cliente usuário E-commerce marketing de conteúdo negócio conteúdo Parcerias Parceiro Comercial crescimento empresarial novas tecnologias sinergia empresarial empresa remota Homeoffice Brasil trabalho email marketing

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.