MVP-Como lançar um projeto de sucesso.

Por  Admin  |   11 nov 2016

Lean Startup

Lean StartUp,  é um conjunto de processos usados por empreendedores para desenvolver produtos e mercados, combinando Desenvolvimento ágil de software, desenvolvimento de clientela (Customer Development) e plataformas existentes de software (usualmente FOSS).

A iniciativa lean startup defende a criação de protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado, e usa feedback dos clientes para envolvê-los muito mais rapidamente do que através de práticas de desenvolvimento de software mais tradicionais. Não é incomum ver lean startups colocando um novo código em produção várias vezes por dia, usando práticas conhecidas como continuous deployment.

Os processos de lean startup usam o desenvolvimento de clientela para reduzir o desperdício, incrementando a frequência de contato com clientes reais e assim validando ou eliminando, o mais cedo possível, suposições incorretas sobre mercado. Esta abordagem se propõe a melhorar as táticas empreendedoras, reduzindo o trabalho, o custo de validar suposições sobre o mercado e o tempo necessário ao negócio para encontrar tração de mercado. É referida como "produto minimamente viável" (minimum viable produto ou MVP).

MVP (Minimum Viable Product)

Um produto viável mínimo (MVP, de Minimum Viable Product) é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento

Essa é uma estratégia para desenvolver um produto em quantidades menores evitando  gastos exorbitantes com pesquisa, desenvolvimento, produção e manufatura do produto.

Assim é possível desenvolver algo que seja inicialmente útil para seu cliente, experimentar, e assim ver quais são as reais necessidades do cliente.

Porque não fazer um produto final?  Porque nesses casos, boa parte de suas funcionalidades não serão utilizadas. Como exemplo, temos o Word, que está em desenvolvimento a 30 anos, foi lançado e melhorado muitas vezes para atender as demandas que foram ocorrendo.

A idéia deve ser alinhada com tudo que você pretende fazer e depois deve ser analisada para ver o que você precisa inicialmente e sentir se seu produto vai ter espaço no mercado.

O ideal é que você faça pacotes pequenos e entregue o mais rápido possível. Um exemplo disso foi o que Elon Mask fez para lançar o carro Tesla no mercado em 2009, primeiro em lançou o carro elétrico, viu que o mercado aceitou bem a ideia, depois o tornou um carro de luxo que também teve uma boa aceitação. E agora veio a ideia do carro com inteligência artificial.

Se você espera muito para lançar alguma coisa, você pode ter um problema de o produto não estar direcionado ao seu produto, projeto ou empresa.

Para começar é necessário ter um planejamento bem feito, com um mapeamento da gestão de riscos e possíveis mudanças. Iniciar, por exemplo, com um formulário de contato para verificar quantas pessoas se interessam pelo produto ou ideia.

Feito isso, escolher um nicho específico ou cliente em que haja boa aceitação do seu produto, realizar testes e ter o feedback do cliente para  ajustar somente o que tem relevância.

Sendo assim, é muito importante ter uma ferramenta de feedback, mesmo que seja um botão de ponto de interrogação ou balãozinho no canto direito, para a pessoa clicar e te dar retorno se está bom ou ruim, se gostou da tela ou não.

Uma informação importante para os desenvolvedores é que o melhor analista do seu software é o teu usuário, às vezes o próprio desenvolvedor deve participar do processo para entender as necessidades. Dessa forma, ele poderá detalhar do que precisa para que o software funcione e sugerir a melhor forma de fazer isso.

Depois de já iniciado o desenvolvimento uma boa forma de mostrar ao cliente como vai ficar um site, software ou app antes mesmo de fazer a programação é montando mockups, simulando como serão as funcionalidades, evitando assim, gastos desnecessários e até mesmo fazendo o cliente mudar de ideia antes de realmente iniciar o processo.

Pense sempre que, atualmente, muitas pessoas tem boas ideias, mas nem sempre essas ideias estão no “time” do mercado, ou então já existe alguém desenvolvendo um mesmo produto. É bem difícil ter uma ideia inédita, quando acontece é um “Uber”.

Um grande diferencial é a equipe que está a frente do negócio. elas devem sempre pensar como usuário, enxergar as reais necessidades.

Não perca seu tempo literalmente, e faça algo simples antes de lançar algo maior, pois isso sim vai fazer você ser assertivo e a possibilidade de se ter sucesso no negócio escolhido é bem maior.

Tags

Faça uma busca

Notícias Recentes (148)

Software pronto ou software customizado? Inteligência Artificial Chatbot Dicas para criação de conteúdo Instagram libera recurso de compra online no Stories Vaga para Analista de SEO Integração de Sistemas 4 dicas de SEO para a sua Empresa Vaga para Programador Asp Net Senior Ver Todos (148)

Curtir e Compartilhar

Tags

Tecnologia SPF ERP DMARC Planejar Windows MVP Blokchain Lean Startup Layout Projetos Podcast Inteligência Artificial design DKIM Criptomoeda Bitcoin Mac Audiobook CMS Logotipo Compliance Linux ferramenta IA conteúdo de valor software comunicação automatizada automatização vaga emprego trabalhe conosco chatbot bot software pronto software customizado metrics results strategy business model Instagram métricas Website ASP.NET SEO Google Yahoo Bing Trabalho Remoto Inovação Tendência Home Office Qualidade de vida Market Place Shopping Virtual Vendas Criatividade Estímulo Habilidade C# WordPress Starts up Slack Snapchat PHP JAVA VB.NET COBOL UI Framework Microsoft Ansiedade Vida profissional Vida pessoal Web Semantica Aplicativo Mobile Android IOS IPhone 7 Apple Ionic Cordova Selenium Aurélia Angular Gamification Dispositivos Móveis Camera modelo de negócio empreendedor inovador clientes incentivo funcionários caridade Easy doações site TI ideias invadora inovar curiosidade ideia cultura organizacional resultados feedback comunicação mudança estratégia vídeo institucional produto serviço credibilidade estratégias mensagem empresa AMP PWA Internet cliente usuário E-commerce marketing de conteúdo negócio conteúdo Parcerias Parceiro Comercial crescimento empresarial novas tecnologias sinergia empresarial empresa remota Homeoffice Brasil trabalho email marketing

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.