Integração de Sistemas

Integração de Sistemas
Por  Admin  |   15 jun 2018

Informação integrada é o capital mais valioso para a sua empresa.

Num mundo cada vez mais corporativo e tecnológico em que vivemos, gerar informação tornou-se cada vez mais fundamental e decisivo numa organização. Entretanto, a informação isolada, por si só, tem pouco valor.

Para que evoluam e se convertam em resultados concretos, os dados de um determinado negócio precisam se integrar com outros sistemas geradores de informação. É aí que entra a importância da integração dos sistemas de dados. Tanto as organizações quanto a própria tecnologia são organismos pulsantes e evoluem a passos largos. Sistemas que há 10 anos eram imprescindíveis não são tão eficazes nos dias de hoje. Tal fenômeno faz que com a integração de sistemas de informação seja o grande tabu na infraestrutura de TI das empresas. Para que os diferentes sistemas de uma organização “falem a mesma língua”, faz-se necessária a criação de um ambiente digital integrado. Assim, dados poderão transitar com mais facilidade entre os setores, otimizando tempo e investimento.

Integrar para simplificar.

Geralmente, cada sistema dentro de uma corporação possui a sua base própria de dados, tornando o compartilhamento de informações complexo e deficiente. Existe também o risco de a informação ser inserida repetidas vezes em diferentes sistemas, provocando uma redundância na hora de compilar os dados, deixando de obter respostas objetivas e prejudicando tomadas de decisões assertivas. Para simplificar ainda mais a importância da integração de sistemas, vamos ilustrar com um exemplo hipotético, porém, muito decorrente na maioria das empresas:

Quando o cliente faz uma compra, o funcionário da empresa fatura o produto e o próximo passo é dar baixa no estoque. O responsável pelo controle financeiro, por sua vez, utiliza das notas fiscais para fazer um levantamento das vendas realizadas, calcular os tributos que incidem sobre aquela operação e fazer toda a contabilidade. O problema é que, para que tudo isso aconteça, duas ou mais pessoas tiveram que fazer mais de uma vez a nota fiscal, a baixa no estoque, o controle financeiro e o cálculo dos impostos. Ou seja, um mesmo dado precisou ser utilizado várias vezes em procedimentos específicos. Com um sistema integrado, isso não acontece, pois ele faz com que todos estes departamentos da empresa “conversem entre si”, fazendo com que uma única ação, no caso o faturamento, desencadeia todas as outras automaticamente.

Vantagens da integração de dados.

A integração dos sistemas de informações é capaz de gerar inúmeras vantagens para uma empresa. Economia, agilidade e produtividade são algumas delas. Estas vantagens são divididas em tangíveis e intangíveis. Ou seja, resultados palpáveis, que a gente pode visualizar, e resultados abstratos, que geram vantagens indiretas ou secundárias. Vamos conhecer um pouco destas vantagens?

Vantagens tangíveis da integração de sistemas.

  • Redução de custos obtidos com a diminuição de desperdícios materiais, mão de obra, diminuição de erros e retrabalhos.

  • Aumento da produtividade com a automação dos processos que proporcionam ganhos substanciais no tempo de produção, melhora do processo administrativo e fluxo financeiro.

  • Redução do prazo de entrega com o aumento da produtividade.

  • Redução de mão obra devido a melhoria do fluxo operacional.

  • Redução de estoques e capital de giro com controle integrado a vendas, produção e compras.

Vantagens intangíveis da integração de sistemas.

  • Gestão tributária com menos riscos de multas. As regras de negócios e tributárias são gerenciados pelo ERP, reduz erros fiscais e multas.

  • Padronização de processos e fluxo da informação otimizado que trazem aumento da qualidade e eficiência organizacional.

  • Integração entre todos os setores facilita a comunicação e agilidade entre setores com o tráfego das informações com menos tempo e seguras. Tudo isto contribui para a diminuição de prazos.

  • Eliminação de controles manuais, redigitação de dados e diminuição de erros.

  • Detecção de erros internos o que possibilita melhorar os processos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

Quer ter seus dados integrados com segurança, qualidade, no tempo certo ?

Então fale com a Easy.

Agora, já pensou se você pudesse contar com um sistema integrado de dados customizado com o seu negócio e sua atividade? A Easy está preparada para unir experiência de quase uma década em sistemas de informação com a imersão total no cliente, que já é marca registrada da empresa. Tudo para proporcionar um sistema integrado de informação com a identidade do seu negócio, otimizando serviços gerenciados e proporcionando economia, lucratividade e produtividade.

Os tempos mudaram. Aquela relação engessada e burocrática empresa-cliente, que atrasa processos, está perdendo o seu espaço para parcerias dinâmicas, ágeis e de resultados concretos. A Easy está preparada para os novos tempos, trabalhando de maneira leve, versátil, com velocidade e performance que acompanham a realidade do seu negócio, desenvolvendo sistemas customizados e integrados.

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!