Dicas para criação de conteúdo

Por  Admin  |   01 jul 2018

Plano de conteúdo: como montar um para a sua empresa

Produzir conteúdo é um grande “calcanhar de Aquiles” das marcas atualmente e esse primeiro desafio já é percebido na criação do conteúdo para o próprio site da empresa.

Apesar da dificuldade inicial, a criação de conteúdo para a sua marca pode se tornar um processo natural da sua empresa e vai atrair oportunidades para o seu time de vendas.

De acordo com a pesquisa realizada em 2017 pela Content Trends, da Resultados Digitais, empresas que produzem mais de 13 conteúdos mensais conquistam 4,2 vezes mais visitantes e estima-se que o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera até 3 vezes mais resultados. Pensando nas vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua empresa, vale destinar tempo, esforço e equipe para gerar conteúdo para a sua marca e atrair visitantes para o seu site.  

 

Como criar conteúdo para a minha empresa?

 

Quando tratamos de conteúdo, não estamos abordando apenas produção textual para blog, mas outros formatos como imagens, infográficos, vídeos, podcast, quiz e uma infinidade de opções que, dependendo da sua estratégia, podem ser utilizados efetivamente. Para sua empresa começar bem e de forma estruturada, preparamos algumas dicas úteis para o seu planejamento:

  1. Conheça o seu público

Ao pensar em criação de conteúdo, o primeiro passo é definir com quem sua empresa deseja conversar, ou seja, questione-se: quais são as personas do seu negócio? Persona é o personagem fictício que representa o seu cliente ideal, com nome, idade, cargo, empresa fictícia, gostos, dores, desafios, entre outras características.    

 

  1. Defina o objetivo, metas e métricas

Tendo a sua persona (ou as personas) definidas, você pode dedicar tempo em nortear as suas ações de marketing de conteúdo. Em outras palavras, é hora de traçar os principais objetivos e definir metas e métricas que sinalizem o caminho que sua empresa deverá percorrer para atingir os resultados esperados.

Entre os principais objetivos indicados por algumas empresas, você pode encontrar:

Aumentar as visitas no site? Elevar sua comunidade de seguidores?; Captar novos leads ou novos assinantes para newsletters?; Venda de produtos ou presença de marca?.

  1. Estruture o conteúdo

Diante do desafio de planejar e estruturar a produção de conteúdo do seu site, indica-se a utilização de mapas mentais, também conhecidos como mindmaps, para que a estratégia contemple todos as frentes do seu negócio e, ao mesmo tempo, mantenha o tom de voz e o posicionamento da marca. Em geral, recomenda-se Iniciar por temas mais amplos e depois seguir detalhando por categorias. Por exemplo, inicie pensando na estrutura do site e, depois, foque na estrutura de cada página.

Outro ponto importante é criar um calendário editorial, principalmente para manter seu site atualizado. Os melhores canais para isso é criação de um blog ou página de notícias.

  1. Produza e divulgue os conteúdos
     

Com o planejamento criado, é hora de iniciar a produção. Sua empresa pode avaliar se desenvolve os conteúdos com a equipe interna ou contratar profissionais e empresas especializadas na criação de conteúdo. O que é melhor: redação própria ou profissional? A resposta vai depender do tipo de produto, volume de produção desejado e da estratégia seguida pela sua empresa. Ambos caminhos têm prós e contras.

  1. Documente o projeto

Uma tarefa importante e que muitas empresas são costumam colocar em prática: documentar o projeto! Ao passar do tempo, torna-se difícil lembrar todos os testes e evoluções que foram feitas, mas, ao registrar a estratégia e seus resultados, a equipe não desperdiçará tempo, por exemplo, ao tentar algo que já deu errado anteriormente.  

Dica bônus:

Por muito tempo, os blogs foram considerados um recurso autoral, mas as empresas redescobriram essa ferramenta para gerar conteúdo para seus clientes. E mais do que manter relacionamento, a atualização do seu site é um dos critérios para os algoritmos dos buscadores aumentem a posição do seu site nos resultados orgânicos.

 

Tags

Faça uma busca

Notícias Recentes (151)

Robô com Inteligência Artificial aplicada nos bancos. Gamificação: o que é e como ela pode ajudar a sua empresa 5 Dicas de como criar uma startup de sucesso. Software pronto ou software customizado? Inteligência Artificial Chatbot Dicas para criação de conteúdo Instagram libera recurso de compra online no Stories Vaga para Analista de SEO Ver Todos (151)

Curtir e Compartilhar

Tags

Tecnologia SPF ERP DMARC Planejar Windows MVP Blokchain Lean Startup Layout Projetos Podcast Inteligência Artificial design DKIM Criptomoeda Bitcoin Mac Audiobook CMS Logotipo Compliance Linux ferramenta IA conteúdo de valor software comunicação automatizada automatização vaga emprego trabalhe conosco chatbot bot software pronto software customizado metrics results strategy business model Instagram métricas Website ASP.NET SEO Google Yahoo Bing Trabalho Remoto Inovação Tendência Home Office Qualidade de vida Market Place Shopping Virtual Vendas Criatividade Estímulo Habilidade C# WordPress Starts up Slack Snapchat PHP JAVA VB.NET COBOL UI Framework Microsoft Ansiedade Vida profissional Vida pessoal Web Semantica Aplicativo Mobile Android IOS IPhone 7 Apple Ionic Cordova Selenium Aurélia Angular Gamification Dispositivos Móveis Camera modelo de negócio empreendedor inovador clientes incentivo funcionários caridade Easy doações site TI ideias invadora inovar curiosidade ideia cultura organizacional resultados feedback comunicação mudança estratégia vídeo institucional produto serviço credibilidade estratégias mensagem empresa AMP PWA Internet cliente usuário E-commerce marketing de conteúdo negócio conteúdo Parcerias Parceiro Comercial crescimento empresarial novas tecnologias sinergia empresarial empresa remota Homeoffice Brasil trabalho email marketing Startup

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!