Dicas para criação de conteúdo

Dicas para criação de conteúdo
Por  Admin  |   01 jul 2018

Plano de conteúdo: como montar um para a sua empresa

Produzir conteúdo é um grande “calcanhar de Aquiles” das marcas atualmente e esse primeiro desafio já é percebido na criação do conteúdo para o próprio site da empresa.

Apesar da dificuldade inicial, a criação de conteúdo para a sua marca pode se tornar um processo natural da sua empresa e vai atrair oportunidades para o seu time de vendas.

De acordo com a pesquisa realizada em 2017 pela Content Trends, da Resultados Digitais, empresas que produzem mais de 13 conteúdos mensais conquistam 4,2 vezes mais visitantes e estima-se que o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera até 3 vezes mais resultados. Pensando nas vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua empresa, vale destinar tempo, esforço e equipe para gerar conteúdo para a sua marca e atrair visitantes para o seu site.  

 

Como criar conteúdo para a minha empresa?

 

Quando tratamos de conteúdo, não estamos abordando apenas produção textual para blog, mas outros formatos como imagens, infográficos, vídeos, podcast, quiz e uma infinidade de opções que, dependendo da sua estratégia, podem ser utilizados efetivamente. Para sua empresa começar bem e de forma estruturada, preparamos algumas dicas úteis para o seu planejamento:

  1. Conheça o seu público

Ao pensar em criação de conteúdo, o primeiro passo é definir com quem sua empresa deseja conversar, ou seja, questione-se: quais são as personas do seu negócio? Persona é o personagem fictício que representa o seu cliente ideal, com nome, idade, cargo, empresa fictícia, gostos, dores, desafios, entre outras características.    

 

  1. Defina o objetivo, metas e métricas

Tendo a sua persona (ou as personas) definidas, você pode dedicar tempo em nortear as suas ações de marketing de conteúdo. Em outras palavras, é hora de traçar os principais objetivos e definir metas e métricas que sinalizem o caminho que sua empresa deverá percorrer para atingir os resultados esperados.

Entre os principais objetivos indicados por algumas empresas, você pode encontrar:

Aumentar as visitas no site? Elevar sua comunidade de seguidores?; Captar novos leads ou novos assinantes para newsletters?; Venda de produtos ou presença de marca?.

  1. Estruture o conteúdo

Diante do desafio de planejar e estruturar a produção de conteúdo do seu site, indica-se a utilização de mapas mentais, também conhecidos como mindmaps, para que a estratégia contemple todos as frentes do seu negócio e, ao mesmo tempo, mantenha o tom de voz e o posicionamento da marca. Em geral, recomenda-se Iniciar por temas mais amplos e depois seguir detalhando por categorias. Por exemplo, inicie pensando na estrutura do site e, depois, foque na estrutura de cada página.

Outro ponto importante é criar um calendário editorial, principalmente para manter seu site atualizado. Os melhores canais para isso é criação de um blog ou página de notícias.

  1. Produza e divulgue os conteúdos
     

Com o planejamento criado, é hora de iniciar a produção. Sua empresa pode avaliar se desenvolve os conteúdos com a equipe interna ou contratar profissionais e empresas especializadas na criação de conteúdo. O que é melhor: redação própria ou profissional? A resposta vai depender do tipo de produto, volume de produção desejado e da estratégia seguida pela sua empresa. Ambos caminhos têm prós e contras.

  1. Documente o projeto

Uma tarefa importante e que muitas empresas são costumam colocar em prática: documentar o projeto! Ao passar do tempo, torna-se difícil lembrar todos os testes e evoluções que foram feitas, mas, ao registrar a estratégia e seus resultados, a equipe não desperdiçará tempo, por exemplo, ao tentar algo que já deu errado anteriormente.  

Dica bônus:

Por muito tempo, os blogs foram considerados um recurso autoral, mas as empresas redescobriram essa ferramenta para gerar conteúdo para seus clientes. E mais do que manter relacionamento, a atualização do seu site é um dos critérios para os algoritmos dos buscadores aumentem a posição do seu site nos resultados orgânicos.

 

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!