Aprenda o que são as tecnologias AMP e PWA

Por  Admin  |   30 jan 2018

Duas novas ferramentas que são tendências no mundo digital: PWA e AMP. Elas facilitam a usabilidade do seu site em dispositivos móveis e aumentam significativamente o carregamento da página, inclusive em conexões lentas e instáveis.

A importância do acesso à internet via dispositivos móveis aumenta a cada dia e já ultrapassou o acesso realizado em computadores, segundo pesquisa realizada pela comScore. E esse tipo de usuário precisa de mais agilidade e adaptações na usabilidade.

A adaptação dos sites para dispositivos móveis será uma regra obrigatória para empresas serem acessadas e bem rankeadas nos principais mecanismos de busca. Segundo a E-bit, as compras realizadas através de dispositivos móveis devem representar 40% de todo o faturamento do e-commerce brasileiro até o final de 2017. Outro dado que respalda este argumento foi publicado pela PWC: segundo a consultoria, os gastos do brasileiro via smartphones e tablets devem crescer a uma média de 6% ao ano até 2020, chegando a movimentar o equivalente a US$ 48,7 bilhões de dólares até lá.

Além disso, de acordo com os dados da 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil tem 198 milhões de celulares inteligentes em uso, crescimento de 17% na comparação com os dados da pesquisa do ano passado. A expectativa é de que, nos próximos dois anos, o País tenha 236 milhões de aparelhos desse tipo nas mãos dos consumidores, em um crescimento de 19% em relação ao momento atual.

O PWA (Progressive Web Apps) combinam o melhor da Web e o melhor dos aplicativos. Eles são úteis para os usuários desde a primeira visita em uma guia de navegador e não exigem instalação. Além disso, conforme o usuário desenvolve uma relação com o aplicativo ao longo do tempo, ele se torna cada vez mais eficaz. Ele é carregado com rapidez, mesmo em redes instáveis, envia notificações push relevantes, tem um ícone na tela inicial e é carregado como uma experiência de tela inteira de alto nível.

 

 

 

 

 

 

Segundo o próprio site do Projeto, um Progressive Web App é:

Progressivo - Funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador escolhido, pois é criado com aprimoramento progressivo como princípio fundamental.

Responsivo - Se adequa a qualquer formato: desktop, celular, tablet ou o que for inventado a seguir.

Independente de conectividade - Aprimorado com service workers para trabalhar off-line ou em redes de baixa qualidade.

Semelhante a aplicativos - Parece com aplicativos para os usuários, com interações e navegação de estilo de aplicativos, pois é compilado no modelo de shell de aplicativo.

Atual - Sempre atualizado graças ao processo de atualização do service worker.

Seguro - Fornecido via HTTPS para evitar invasões e garantir que o conteúdo não seja adulterado.

Descobrível - Pode ser identificado como "aplicativo" graças aos manifestos W3C e ao escopo de registro do service worker, que permitem que os mecanismos de pesquisa os encontrem.

Reenvolvente - Facilita o reengajamento com recursos como notificações push.

Instalável - Permite que os usuários "guardem" os aplicativos mais úteis em suas telas iniciais sem precisar acessar uma loja de aplicativos.

Linkável - Compartilhe facilmente por URL, não requer instalação complexa.

Já o projeto AMP (Accelerated Mobile Pages) tem como premissa melhorar as pesquisas feitas via dispositivo móvel, possibilitando um aumento de até 4 vezes na velocidade do carregamento de uma página em celulares e tablets. Segundo o Google, 44% dos usuários de smartphones usam buscadores pelo menos uma vez por semana, ficando somente atrás das redes sociais e vídeos online. Mas é possível aplicar a tecnologia até em páginas de e-commerce.

Atualize seu site com a gente!

Fontes:

http://www.comscore.com/Insights/Presentations-and-Whitepapers/2016/The-2016-US-Mobile-App-Report

https://developers.google.com/web/fundamentals/getting-started/codelabs/your-first-pwapp/?hl=pt-br

http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/6-tendencias-de-marketing-digital-voltados-para-pmes-em-2017/116697/

http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/6-tendencias-de-marketing-digital-voltados-para-pmes-em-2017/116697/

http://link.estadao.com.br/noticias/gadget,ate-o-fim-de-2017-brasil-tera-um-smartphone-por-habitante-diz-pesquisa-da-fgv,70001744407

 

 

Tags

Faça uma busca

Notícias Recentes (148)

Software pronto ou software customizado? Inteligência Artificial Chatbot Dicas para criação de conteúdo Instagram libera recurso de compra online no Stories Vaga para Analista de SEO Integração de Sistemas 4 dicas de SEO para a sua Empresa Vaga para Programador Asp Net Senior Ver Todos (148)

Curtir e Compartilhar

Tags

Tecnologia SPF ERP DMARC Planejar Windows MVP Blokchain Lean Startup Layout Projetos Podcast Inteligência Artificial design DKIM Criptomoeda Bitcoin Mac Audiobook CMS Logotipo Compliance Linux ferramenta IA conteúdo de valor software comunicação automatizada automatização vaga emprego trabalhe conosco chatbot bot software pronto software customizado metrics results strategy business model Instagram métricas Website ASP.NET SEO Google Yahoo Bing Trabalho Remoto Inovação Tendência Home Office Qualidade de vida Market Place Shopping Virtual Vendas Criatividade Estímulo Habilidade C# WordPress Starts up Slack Snapchat PHP JAVA VB.NET COBOL UI Framework Microsoft Ansiedade Vida profissional Vida pessoal Web Semantica Aplicativo Mobile Android IOS IPhone 7 Apple Ionic Cordova Selenium Aurélia Angular Gamification Dispositivos Móveis Camera modelo de negócio empreendedor inovador clientes incentivo funcionários caridade Easy doações site TI ideias invadora inovar curiosidade ideia cultura organizacional resultados feedback comunicação mudança estratégia vídeo institucional produto serviço credibilidade estratégias mensagem empresa AMP PWA Internet cliente usuário E-commerce marketing de conteúdo negócio conteúdo Parcerias Parceiro Comercial crescimento empresarial novas tecnologias sinergia empresarial empresa remota Homeoffice Brasil trabalho email marketing

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.