Aprenda a aumentar sua criatividade

Aprenda a aumentar sua criatividade
Por  Admin  |   23 jan 2018

   Muitas pessoas pensam em criatividade como um dom, algo que as pessoas trazem do berço. Mas na verdade, a criatividade é algo que pode ser estimulado e desenvolvido em qualquer momento da vida de uma pessoa.

   A verdade é que a criatividade não se baseia em criar coisas novas do zero. Por isso, as referências tem um papel importante no processo de criação, já que isso faz com que você crie coisas de jeitos que ainda não foram criados.

   A criatividade é algo exercitável e não derivado de inspirações e que você pode buscar técnicas que auxiliem nesse processo de estimular a criatividade. Na história, muitas pessoas buscaram aprimorar sua criatividade, como é o caso do Walt Disney, que foi rejeitado por não ser tão criativo.

   Ainda hoje encontramos barreiras na sociedade que impedem as pessoas de ser criativas ou inovar. Seja pelo preconceito ou por achar que somente pessoas grandiosas podem ser criativas, mas acontece que Walt era uma pessoa assim como qualquer outra e foi nada menos que o co-fundador da Walt Disney Company, como também criador das animações da Disney que conhecemos atualmente e do Walt Disney World. A história de Walt mostra que todas as pessoas podem ser criativas se buscarem técnicas que estimulam sua criatividade como as seguintes.

 

Ter um olhar atento

   Todos os dias as pessoas agem e fazem coisas de maneira igual, sem se atentar nos detalhes. Uma das maneiras de instigar a criatividade é olhar ao redor, perceber as coisas que você ainda não tinha visto antes.

   Às vezes, você faz o mesmo caminho para seu trabalho todos os dias ou para sua faculdade e não olha ao seu redor. Aumentar a sua percepção durante esses trajetos fará com que você veja as diferenças que surgem no seu caminho e isso faz com que sua mente crie associações de coisas que antes você não conseguia enxergar.

   Além de estimular sua visão, também estimula seus pensamentos a criar coisas novas e de maneira mais criativa, já que isso aumenta seu campo de visão sobre as coisas do seu dia a dia.

 

Buscar a curiosidade

   Após você estimular seu olhar durante seus dias, a sua curiosidade sobre as coisas irá aumentar. Encontrar problemas não resolvidos, fará com que você faça perguntas para si mesmo, mostrando sua curiosidade sobre as coisas que antes você nem se quer via.

   A importância do desenvolvimento da curiosidade é que isso trará para você pensamentos novos, não os mesmos que você sempre teve. Isso faz com que você crie uma diversidade de conhecimentos novos e combine ideias de maneira mais rápida.  É preciso buscar pensamentos fora da caixa que estamos acostumados a estar, procurando o novo e saber sobre coisas que antes você não tinha tanta curiosidade assim.


 

Pensar diferente

   As coisas que parecem banais no seu dia a dia possuem grande potencial para soluções novas. Às vezes, estamos acostumados a fazer as coisas como aprendemos quando crianças e não percebemos que há maneiras muito mais práticas de fazer determinada ação.

   “Como posso fazer diferente o meu trabalho diário?” e “Existe uma solução mais prática e melhor para isso que estou fazendo?” são perguntas que você deve fazer a si mesmo para buscar o pensamento diferente. O importante é que você busque achar jeitos novos de solucionar os mesmos problemas.


 

Relaxar

   Pensar o tempo todo em inovações e que é necessário ser criativo também é um problema. Quando focamos demais em algo, devido ao cansaço, geralmente fazemos com que alguma coisa se perca no meio do processo.

   Seu cérebro também precisa de um tempo para assimilar todas as informações que recebe, principalmente no momento em que está buscando soluções para problemas. Por isso, é essencial que você busque maneiras de relaxar toda essa energia que a criatividade proporciona, tirando um cochilo, vendo algo que você goste, ouvindo músicas ou da maneira que seja mais relaxante para você.


 

Coragem para inovar

   Todas as pessoas geralmente agem conforme hábitos e também pela forma que aprenderam, de uma maneira linear. Quando algo foge dessa linearidade, causa reações como o medo.

   A maneira mecanizada que aprendemos a fazer as coisas nem sempre é a correta, por isso a coragem é um dos preceitos ideais para deixar que a criatividade leve você a algo inovador.

   Quando se deparar com perguntas e ideais em sua mente que você acha que não são tão importantes assim ou até mesmo podem parecer idiotas, é o momento em que deve-se deixar a coragem guiar. Muitas invenções geniais que vemos atualmente foram criadas por ideias que as pessoas achavam que não iam dar certo.


 

Anote suas ideias

   Você precisa saber que uma das principais técnicas desse processo de buscar a criatividade é a organização. Não existe apenas um tipo de organização específica, mas é importante que você busque a que se adequa melhor ao seu trabalho.

   Você pode ter uma mesa com vários blocos de anotação, post-it, agendas, quadros brancos, calendários. E também buscar outras cores além do preto e branco, que poderão aumentar sua percepção.

   O importante é que exista onde anotar suas ideias e que esse lugar seja algo de destaque para você, para que quando estiver em momentos criativos coloque suas ideias no papel e não as deixe simplesmente perdidas por aí como uma ideia qualquer.

Verônica Scheifer

 

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!