Newsletter e e-mail marketing: entenda a diferença

Newsletter e e-mail marketing: entenda a diferença
Por  Admin  |   26 mar 2021

Você sabia que mais de 95,9% dos usuários de internet checam suas caixas de entrada todos os dias? Pois é! Esse dado faz com que o e-mail seja uma ótima ferramenta para a divulgação de produtos, conteúdos, promoções e estratégias de marketing em geral. 

E, por mais que existam diversos formatos de e-mail para se comunicar com clientes, hoje, vamos focar nos mais conhecidos: a newsletter e o e-mail marketing. Pois, por mais que muita gente confunda os dois, eles têm finalidades bem diferentes, sabia? 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este post e entenda a diferença entre newsletter e e-mail marketing. 

O que é e-mail marketing? 

O e-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de envio de e-mails para uma lista de contatos específica, com o propósito de estabelecer um relacionamento especial com cada destinatário. 

Seu formato se assemelha ao de uma carta: é direto, humanizado, pensado para cada pessoa e tem uma mensagem personalizada. Ele pode ter diversos tipos, mas os mais comuns são:

  • Newsletter (isso mesmo!);

  • E-mail promocional;

  • E-mail de boas-vindas; 

  • E-commerce;

  • Pesquisas de opinião. 

O objetivo do e-mail marketing é chamar a atenção do cliente, mostrar novidades, enviar promoções e distribuir conteúdo de qualidade.  Consequentemente, ele tem uma ótima taxa de retorno sobre o investimento (ROI).

O que é newsletter

Você já tomou um spoiler ali em cima, mas vamos retomar: a newsletter é um tipo de e-mail marketing!

Traduzindo para o português, o termo significa ‘boletim informativo’’ e a sua finalidade é enviar conteúdos relevantes para o público-alvo e gerar engajamento. 

Contudo, por mais informativas que possam parecer, no universo do marketing, as newsletters estão voltadas a ações publicitárias com foco maior em produtos ou serviços para estabelecer uma relação contínua. 

Uma newsletter costuma ter um envio periódico (diário, semanal, quinzenal ou mensal) e uma linha editorial direcionada, que pode informar sobre as últimas notícias publicadas no blog da empresa, por exemplo. É a partir da recorrência de e-mails que o cliente estabelece um relacionamento de confiança com a marca.

Afinal, qual é a diferença entre newsletter e e-mail marketing?

Por mais parecido que o e-mail marketing possa parecer com a newsletter, já ficou claro que eles possuem diferenças, né? Enquanto o e-mail marketing funciona para captar leads, a newsletter tem o poder de construir relacionamentos e fortalecer uma marca. 

Outra diferença é que o e-mail marketing atua principalmente com a divulgação de produtos e serviços, já newsletter apresenta os conteúdos em formato de boletim. Além disso, um está alinhado a um calendário comercial, enquanto o outro é colocado em prática com tem uma periodicidade definida. 

Agora, ficou mais fácil de entender a diferença entre newsletter e e-mail marketing, não é? Os dois modelos podem agregar muito para uma empresa, desde que estejam alinhados às estratégias de marketing da marca. 

O que achou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais se tiver alguma dúvida sobre estratégias de divulgação via e-mail, entre em contato!

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!