3 Passos para Criar um E-commerce de Sucesso

3 Passos para Criar um E-commerce de Sucesso
Por  Admin  |   09 abr 2019

De acordo com a última pesquisa do Webshoppers, o mercado de lojas virtuais faturaram R$ 23,6 bilhões no primeiro semestre de 2018, representando uma evolução de 12,1%. Ao todo, foram gerados 54,4 milhões de pedidos. Confira outros dados do mercado:

  • 27,4 milhões de consumidores, sendo que destes 4,5 milhões são estreantes.

  • A categoria Saúde e Perfumaria foi a campeã em volume de pedidos, desbancando a categoria de Moda e Acessórios.

  • 32% das transações do e-commerce foram feitas por meio de dispositivo móvel (alta de 41%).

  • 18% foram feitas pelas classes A e B, a C representou 36%, e a D e E somaram 46%.

  • 43 foi a idade média assim como no primeiro semestre de 2017.

  • 61,2 % dos pedidos vieram da região Sudeste e a Sul foi a que mais expandiu com alta de 24% comparativamente ao ano anterior.

Os números não mentem. O e-commerce brasileiro está em franco desenvolvimento e, para as empresas que desejam entrar nesta categoria, já existem plataformas de e-commerce e empresas especializadas para auxiliar na criação e entrada nesse mercado altamente competitivo. Avançando nesse tema, listamos três boas práticas dos e-commerces de sucesso.

Cultura de dados

Uma grande vantagem de ser uma loja virtual é que tudo pode ser metrificado e analisado. Dessa forma, os e-commerces devem incorporar e manter essa cultura de dados em todas as áreas da empresa, da operação à gestão. Com uma cultura de dados implantada na empresa, toda a equipe muda o mindset e os gestores poupam tempo evitando testes e mudanças sem embasamento, tornando as estratégias muito mais assertivas quando baseadas em dados e agilizando a tomada de decisão.   

Mais agilidade, menos burocracia

O título já resume, mas os grandes e-commerces facilitam o processo de compra, oferecem entregas rápidas e são acessíveis aos clientes, com diversos canais de comunicação (chat, e-mail, entre outros), para sugestões, tira-dúvidas, informações sobre pedidos e reclamações. Em resumo, minimize todas as etapas no processo de compra que a sua marca puder minimizar e peça somente os dados essenciais em um primeiro contato. Quanto maior for o número de etapas para finalizar uma compra, maior será a chance de desistência do usuário.   

Essência tecnológica e UX

Produto da transformação digital, os e-commerces vivem e seguem esse movimento, sendo totalmente impactados pelas novas tendências e evoluções tecnológicas. Isso é muito importante para se manter atualizado e no mesmo nível da concorrência, porém, mais do que ter a última versão do software do momento, as lojas virtuais de sucesso sempre priorizam a experiência do usuário, também conhecida como user experience.

O site pode ter muitos recursos e tecnologia de ponta, mas uma excelente usabilidade e navegação intuitiva são essenciais para o sucesso de um e-commerce. Pesquise ou pergunte como o seu usuário gostaria de ser atendido e priorize essas questões. Um cliente satisfeito atrai outros clientes.   

Para o atendimento ao cliente, um recurso muito recomendado são os chatbots. Quer saber mais? Leia o post no nosso blog.

Fonte: Ebit/Nielsen / Profissional de E-commerce

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!