A sua empresa precisa criar um aplicativo?

A sua empresa precisa criar um aplicativo?
Por  Admin  |   14 ago 2019

É possível responder à pergunta do título com outra questão: “por que a sua empresa ainda não criou um aplicativo?”. De acordo com a empresa americana App Annie, que é responsável por fazer análises do uso de aplicativos em dispositivos móveis pelo mundo afora, o brasileiro é quem mais utiliza aplicativos, cerca de 12 por dia.

Além disso, o Brasil também tem outra marca expressiva alcançada no ano de 2017: foram mais de 6 bilhões de downloads de apps com uma perspectiva de ultrapassar os 8 bilhões em 2022. Fora todos esses dados instigantes, entre 2015 e 2018 houve um crescimento de 20% nos downloads de aplicativos na terra do samba.

Essas informações todas fazem do Brasil um dos países emergentes com o maior crescimento no setor de apps, trazendo consigo ainda, uma mensagem muito clara da necessidade da criação de um aplicativo para uma expansão significativa do seu negócio. Principalmente, se o número de clientes têm caído ou estagnou há muito tempo, dentre outros fatores, a complexidade e/ou dificuldade dos clientes em se comunicar ou encontrar sua empresa, é muito determinante para a criação de um app exclusivo.

 

5 motivos para criar o aplicativo da sua empresa

 

1 - Praticidade

Com apenas um toque seu cliente está dentro da sua plataforma ou serviço, muito diferente do que abrir o navegador e digitar a url do seu site ou procurar nos favoritos, por exemplo. Outra praticidade é na hora de marcar/desmarcar horários, seja de consulta, hora com advogado, salão de beleza, entre outros. Além disso, o próprio app pode avisar do compromisso marcado e até passar o endereço, caso seja necessário.

No caso de estornos, o aplicativo é uma vantagem em relação ao site ou ligação telefônica. O cliente pode executar a tarefa dentro do app solicitando o estorno ao invés de fazer inúmeras ligações que são longas e, muitas vezes, transferidas para vários setores, quando até, nem sequer são resolvidas. Dessa maneira, evita-se grandes desgastes, estresse e tempo desperdiçado, tanto para o cliente quanto para o funcionário da sua empresa.

 

2 - Fidelização de clientes

É muito mais fácil conseguir a fidelização de um cliente que fez o download do seu app do que ficar enviando e-mails em que, muitas vezes, o usuário nem sequer se cadastrou para recebê-los. Um cliente que já instalou o app no seu dispositivo móvel já tem um grande interesse na sua empresa, agora, basta você oferecer vantagens para que o mesmo se torne um cliente fiel.

 

3 - Relacionamento mais próximo

A comunicação de um app é muito mais simples, prática e rápida do que em qualquer outro meio. Você pode mandar mensagens gratuitas para seus clientes a qualquer momento, oferecendo condições exclusivas para comprar um produto/serviço, tanto na forma de pagamento com um maior número de parcelas, como disponibilizando um preço final mais atrativo para quem utiliza o app. 

No caso de promoções “relâmpagos”, o aplicativo proporciona algumas vantagens para o cliente e para a empresa. Receber a notificação inclusive quando o celular não está em uso, é muito melhor do que qualquer outro meio de comunicação, assim, o cliente não perde a promoção e a empresa ganha a venda. Isso também é muito mais vantajoso do que as promoções lançadas apenas no site quando, muitas vezes, a maior parte dos clientes não costuma navegar diariamente.

A forma mais comum de notificação utilizada pelos apps para se comunicarem com seus  usuários, é a notificação push, que traduzida do inglês significa “empurrar”. Na prática, é realmente um "empurrãozinho" feito pelo aplicativo para que o cliente, com um clique apenas, abra a notificação e vá diretamente para o app responder uma mensagem ou executar alguma outra tarefa, como uma compra. Importante ressaltar os elementos de uma notificação push: uma imagem com o ícone do app, o título da mensagem e a mensagem em si com o limite de 160 caracteres.

 

4 - Vantagem competitiva

Por mais que o setor de apps esteja numa crescente, não são todas as empresas que ainda enxergam isso como uma vantagem, seja por serem empresas mais conservadoras, seja por não estarem interessadas em investir na criação de um app exclusivo, ou simplesmente por estarem satisfeitas com sua gama de clientes e as respectivas comunicações com os mesmos. 

Nesse caso, largar na frente da concorrência é uma grande vantagem para expandir a quantidade de clientes, que podem estar apenas no mobile. Seguir as inovações tecnológicas e as tendências do mercado são ótimos meios de se destacar no mercado e, por consequência, conseguir novos clientes e aumentar a exposição da sua marca.

 

5 - Experiência única

Oferecer experiências únicas no app para seus clientes é um outro diferencial. Além de disponibilizar promoções exclusivas, como citado anteriormente, existem também outras formas, como sorteios de brindes e viagens, pesquisas de satisfação, dentre outras possibilidades criativas. 

Para criar um aplicativo, é necessário ter uma equipe disponível, composta por designer, gerente de projetos e desenvolvedor de software que tenha conhecimento das linguagens compatíveis com o desenvolvimento de aplicativos mobile. Outra alternativa é a contratação de uma empresa especializada no desenvolvimento de apps. 

 

Desta forma, sua empresa "apenas" se preocupa em descrever e explicar as funcionalidades e tarefas que serão realizadas dentro do seu app, terceirizando assim, toda a responsabilidade de funcionamento adequado para a empresa contratada. Basta agora você escolher qual será a melhor saída para o desenvolvimento do app da sua empresa, lembrando que, como tudo no mundo da tecnologia, aplicativos também precisam passar por atualizações, adequações, inovações e manutenções.

Atualmente, poucas são as empresas corajosas o suficiente para desenvolverem estratégias de divulgação em uma plataforma tão diferenciada e inovadora quanto os apps. E esse é um bom motivo do porque ter um aplicativo para a sua empresa. Essa é a sua chance de inovar antes dos concorrentes, tornando-se uma referência no seu segmento de atuação. Com a criação de um aplicativo, você conquista não só um novo público, como também um novo caráter: o de empresa digital e inovadora. Que tal assumir essa responsabilidade?

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!