Windows, macOS ou Linux: qual é o melhor?

Windows, macOS ou Linux: qual é o melhor?
Por Admin  |   11 Nov 2016

Ao comprar um novo computador, a tendência é pensar no custo-benefício da máquina: o processador é bom? Possui placa de vídeo? Tem SSD? Considerar essas questões é muito importante, mas você não pode esquecer de avaliar também o sistema operacional (OS), já que ele é o principal responsável por fazer tudo rodar. Você já parou para pensar em qual sistema operacional atende melhor as suas necessidades? 

Para te ajudar a responder esta questão, fizemos este post com as vantagens e desvantagens de cada sistema operacional para você não errar mais na hora de comprar um computador. Vamos lá:  

Os sistemas operacionais

Provavelmente você já conhece por nome os sistemas operacionais mais utilizados do mercado, certo? Mas antes de avaliar qual é o melhor para você, vamos entender sobre cada um eles: 

  • Windows: é o sistema operacional produzido pela Microsoft, muito popular entre usuários de desktops e notebooks. 

  • macOS: está disponível somente para equipamentos produzidos pela Apple, empresa responsável pelo sistema.

  • Linux: é um sistema operacional livre, aberto e customizável. Não possui um produtor oficial. 

Agora, vamos às vantagens e desvantagens de cada sistema operacional: 

Vantagens do macOS

De todos os sistemas operacionais, o macOS é considerado o mais simples para ser utilizado, tem uma interface agradável e não demanda tantas atualizações. 

Outra vantagem é seu potencial para executar softwares gráficos como o Photoshop, Illustrator, entre outros. 

O macOS também conta com uma grande variedades de programas gratuitos já inclusos, sem precisar de licença para utilizar. O Pages, por exemplo, processa textos, enquanto o Numbers funciona como um software de planilhas e o Keynote é útil para montar apresentações. 

Para quem tem iPhone ou iPad, a experiência com o sistema pode ser ainda melhor, já que ele possui total integração com o iOS. 

Desvantagens do macOS

Como o macOS funciona somente em máquinas da Apple, ele possui uma compatibilidade limitada com hardwares periféricos e outros programas como jogos, que na maior parte das vezes são projetados para rodar no Windows.

Outra desvantagem é que valor dos computadores da Apple costumam ser elevado em relação às demais opções disponíveis no mercado.

Vantagens do Windows

Conhecido por sua facilidade de gerenciamento, os usuários do Windows conseguem realizar tarefas sem muitas complicações. Ele é o sistema operacional mais utilizado no mundo, pois é o que dispõe da maior quantidade de aplicativos e programas. 

Diferente do macOS, o Windows pode ser configurado em computadores de diversos fabricantes, inclusive a Apple, e possui grande compatibilidade com hardwares periféricos. 

Para os gamers, é a melhor opção, já que nenhum sistema operacional é capaz de superá-lo em relação aos jogos. 

Desvantagens do Windows

Por ser o sistema operacional mais popular, muitos hackers têm desenvolvido ferramentas maliciosas para infectar usuários do Windows. Como a Microsoft ainda não encontrou uma forma de impedir isso, a utilização de antivírus e firewall são indispensáveis. 

Outro problema é que o Windows não disponibiliza seu código-fonte, então quando houver uma falha no sistema, somente um suporte técnico especializado poderá resolver o problema. Um fator que prejudica o desempenho do Windows, por exemplo, é o histórico de perda de performance a cada nova atualização (e não são poucas). 

Muitas pessoas pensam que o Windows é gratuito, mas isso não é verdade. Pelo contrário, o sistema pode custar caro, apesar de que na maioria dos casos ele já acompanha uma máquina nova. 

Vantagens do Linux

A maior vantagem do Linux é que você não precisa pagar nada para ter ele, diferentemente dos produtos da Microsoft e da Apple. 

Na mesma linha, desde os anos 90, quando foi criado, o Linux tem sido uma opção de sistema operacional muito segura para os usuários.

O poder de escolha é outra facilidade do Linux. Sendo um sistema de código aberto, o usuário consegue personalizar e controlar quase tudo dentro dele. É justamente por isso que ele é bastante popular entre desenvolvedores, programadores e técnicos de TI. 

Além de sistema operacional, o Linux oferece inúmeras possibilidades e pode ser utilizado como um firewall, um servidor de arquivos, servidores de backup, entre outros. Para máquinas mais antigas, ele é a melhor alternativa. 

Desvantagens do Linux

Para os usuários domésticos o Linux não é a melhor opção, já que ele não possui muitos recursos instalados e requer conhecimento específico para personalizá-lo.

Assim como o macOS, a compatibilidade do Linux com hardwares periféricos é bastante limitada. Além disso, ele não executa aplicações bastante populares, como o Photoshop. 

Para quem precisa rodar games ou aplicações pesadas, o Linux também não é recomendado. Ele não conversa bem com a placa de aceleração gráfica do computador, responsável pelo processamento de vídeo.

Resumindo 

Para resumir tudo o que falamos, é importante destacar que escolher um dos sistemas é questão de preferência. Basicamente, tudo o que você faz em um, consegue fazer em outro, a diferença é o tempo e esforço que você vai precisar dedicar para se acostumar com a interface, às opções de aplicativos, recursos disponíveis, entre outros recursos de cada OS. 

O Windows possui uma longa tradição de sistemas e acaba sendo a melhor opção para quem já está acostumado com ele e depende de uma boa compatibilidade. Por outro lado, o macOS é mais indicado para quem gosta de praticidade e precisa lidar com ferramentas gráficas. Por fim, o Linux é mais voltado para profissionais de informática que desejam customizar o sistema e explorar suas possibilidades. 

Agora que te explicamos as vantagens e desvantagens dos principais sistemas operacionais comercializados, você já pode decidir qual atende melhor as suas necessidades. E aí, Windows, macOS ou Linux: qual é o melhor para você? 

Gostou deste conteúdo? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades da área da tecnologia! 

 

Tags

Faça uma busca

Curtir e Compartilhar

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!