MVP - Como lançar um projeto de sucesso.

MVP - Como lançar um projeto de sucesso.
Por Admin  |   11 Nov 2016

Como lançar um projeto de sucesso.

A metodologia Lean Startup é um conjunto de procedimentos utilizados por empreendedores para conceber produtos e explorar mercados. Essa abordagem combina o Desenvolvimento Ágil de Software, o Desenvolvimento de Clientela (Customer Development) e o aproveitamento de plataformas de software já existentes, geralmente de código aberto (FOSS). 

A essência da iniciativa Lean Startup reside na criação ágil de protótipos, destinados a validar hipóteses de mercado. Ela se vale do feedback dos clientes para envolvê-los de maneira muito mais rápida do que as práticas convencionais de desenvolvimento de software. Não é incomum ver empresas adotando a abordagem Lean Startup, implantando novo código em produção várias vezes ao dia, seguindo práticas como a implantação contínua (continuous deployment). 

Os processos da Lean Startup recorrem ao Desenvolvimento de Clientela para reduzir o desperdício, aumentando a interação com clientes reais e, assim, validando ou descartando suposições incorretas sobre o mercado o mais cedo possível. Essa abordagem visa otimizar as estratégias empreendedoras, diminuindo o esforço, os custos associados à validação de suposições de mercado e o tempo necessário para conquistar aceitação no mercado. Isso é referido como "Produto Mínimo Viável" (Minimum Viable Product ou MVP). 

Produto Mínimo Viável (MVP): 

O Produto Mínimo Viável (MVP, do inglês Minimum Viable Product) é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com o mínimo de esforço e desenvolvimento possível. 

Essa estratégia permite o desenvolvimento de um produto em pequenas quantidades, evitando gastos excessivos em pesquisa, desenvolvimento, produção e fabricação. 

Isso possibilita a criação de algo inicialmente útil para o cliente, permitindo experimentação para identificar as reais necessidades do cliente. 

Por que não criar um produto final desde o início? Porque, nesses casos, muitas de suas funcionalidades podem não ser utilizadas. Um exemplo disso é o Microsoft Word, que está em desenvolvimento há mais de 30 anos, sendo lançado e aprimorado várias vezes para atender às necessidades que surgiram com o tempo. 

A ideia deve estar alinhada com todos os planos e, em seguida, deve ser analisada para identificar as necessidades iniciais do mercado e determinar se há espaço para o seu produto. 

O ideal é dividir o desenvolvimento em pacotes pequenos e entregar o mais rápido possível. Um exemplo disso foi a estratégia adotada por Elon Musk ao lançar o carro Tesla no mercado em 2009. Ele começou com um carro elétrico simples, observou a aceitação no mercado e depois o transformou em um carro de luxo, que também foi bem recebido. Posteriormente, surgiu a ideia do carro com inteligência artificial. 

Se você espera muito tempo para lançar algo, corre o risco de não atender às necessidades do mercado, do projeto ou da empresa. 

Para começar, é fundamental elaborar um plano bem estruturado, incluindo uma análise de riscos e possíveis adaptações. Comece com algo simples, como um formulário de contato, para avaliar o interesse das pessoas no produto ou na ideia. 

Em seguida, selecione um nicho de mercado específico com boa aceitação do seu produto, realize testes e obtenha feedback dos clientes para ajustar apenas o que for relevante. 

Portanto, é crucial ter um mecanismo de feedback, como um botão de interrogação ou um balão de diálogo no canto da tela, para que os usuários possam dar retorno sobre o que está funcionando bem ou não. 

Uma informação importante para os desenvolvedores é que o melhor analista de seu software é o próprio usuário. Às vezes, o desenvolvedor deve participar do processo para entender as necessidades, detalhar os requisitos e sugerir a melhor abordagem. 

Durante o desenvolvimento, uma maneira eficaz de mostrar ao cliente como será o site, software ou aplicativo é criar mockups, simulações das funcionalidades, evitando gastos desnecessários e permitindo que o cliente faça ajustes antes do desenvolvimento efetivo. 

Lembre-se de que, atualmente, muitas pessoas têm boas ideias, mas nem sempre essas ideias se alinham com o mercado ou podem já estar sendo desenvolvidas por outros. Ter uma ideia verdadeiramente inovadora é raro, como no caso do Uber. 

O diferencial está na equipe que lidera o negócio. Eles devem pensar como usuários e identificar as necessidades reais. 

Portanto, não desperdice tempo e comece com algo simples antes de investir em algo maior. Isso aumentará suas chances de sucesso no empreendimento escolhido. 

Tags

Faça uma busca

Curtir e Compartilhar

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!