Aprenda a importância da Cultura Organizacional nas empresas

Aprenda a importância da Cultura Organizacional nas empresas
Por Admin  |   23 Jan 2018

   De maneira geral, a Cultura Organizacional é tudo aquilo que envolve comportamentos, hábitos, práticas, crenças e valores entre os membros que compõem uma empresa. Ou seja, tudo aquilo que é feito no “piloto automático” dentro de uma empresa é possível ser chamado de Cultura Organizacional e é também tudo aquilo que constrói a identidade de uma empresa.

   A Cultura Organizacional é geralmente expressa nas características únicas das empresas, como a maneira com que ela trata seus clientes ou fecha negócio por exemplo. Essas características chamadas de Cultura Organizacional podem ser instituídas ou não.

    Geralmente a cultura é criada por todos aqueles que fazem parte da equipe de funcionários, contudo, as pessoas de maior influência dentro da empresa são as que terão maior influência em ditar as regras dessa cultura.

    A importância da Cultura Organizacional dentro de uma empresa está diretamente ligada aos resultados da empresa, já que é essa a melhor maneira de identificar quando algo está indo bem ou não dentro de uma organização.

    Muitas vezes, as regras instituídas dentro de uma empresa que compõe sua cultura, impedem os funcionários de inovarem. Em uma seleção de emprego, por exemplo, os funcionários não devem somente ser selecionado conforme a vaga, mas também pelos seus comportamentos, que irão ou não se encaixar na empresa. Já que não ter um papel fixo, conforme a vaga propõe, faz com que o funcionário possa exercitar todas as suas competências e obter performance maior dentro da empresa.

    É importante pensar se sua Cultura Organizacional está indo a favor ou contra os resultados, já que é ela quem fará com que você enxergue se as coisas não estão indo bem ou será necessário algum ajuste, se os funcionários estão desanimados, se algo aconteceu que mudou o ritmo e será necessário atualizar e mudar a cultura, tudo isso é possível ser identificado analisando o dia a dia e o feedback dos funcionários.

    Caso seja necessário a transformação na Cultura Organizacional da sua empresa, o primeiro passo é identificar: Qual cultura temos atualmente? Isso fará com que você e todos da sua empresa tenham um olhar mais atento para identificar os problemas que não são identificados quando executamos tarefas no “piloto automático”.

    O próximo passo é comunicação, conversar com a equipe de funcionários e verificar aquilo que precisa mudar. Os funcionários irão te dizer aquilo que não os agrada e os impedem de inovar e também os problemas enfrentados no dia a dia da empresa.

    O terceiro passo é perguntar a si mesmo e a sua equipe: Qual Cultura Organizacional buscamos? O primeiro passo para alcançar efetivamente algo, é identificar o que precisa ser alcançado.

    E o último passo, é elaborar um plano de ação para que essa cultura seja alcançada por todos que compõe a sua empresa. Todos terão algo a agregar naquilo que vocês buscam, a estratégia é ouvir a todos e buscar ferramentas que auxiliem nessa nova etapa de atualização e mudança de cultura.

Verônica Scheifer

Tags

Faça uma busca

Curtir e Compartilhar

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!