Como melhorar a sua criatividade

Como melhorar a sua criatividade
Por Admin  |   30 Nov 2016

Criatividade é o substantivo feminino com origem no latim creare, que indica a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas.

A criatividade pode ser aplicada em qualquer área da vida. Ser criativo é "think outside the box" (expressão em inglês que significa pensar fora da caixa), ou seja, pensar de forma diferente. É ser original, não seguindo as normas pré-estabelecidas.

No âmbito das artes, a criatividade artística consiste na capacidade do indivíduo de criar obras com valor e com elevado grau de diferenciação em relação a outras obras. Uma obra criativa pode ser uma pintura, um livro, uma escultura ou um edifício, por exemplo.

Existem oficinas de criatividade, que são uma colaboração entre a educação e psicologia, e têm como objetivo potenciar o autoconhecimento e a aceitação de outros indivíduos. Estas oficinas usam técnicas como pintura, escultura, desenho e muitas outras para desenvolver o pensamento criativo e diminuir o stress.

A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. Pessoas criativas possuem comportamentos diferentes: são curiosas ao extremo, são persistentes, são bem humoradas, são independentes em seus atos e responsáveis por tais, possui rápida desenvoltura em atividades, fácil percepção, habilidade no aprendizado e ainda são grandes visionárias, já que conseguem prever as conseqüências possíveis de ocorrer em suas criações por erros ou imprevistos.

 

Para se desenvolver essa habilidade ao longo da vida deve-se adquirir hábitos como dormir no mínimo oito horas, anotar idéias que surgem no decorrer do dia para executá-las, caminhar ao ar livre, evitar locais que enfraquecem o cérebro com barulhos e excessos, traçar objetivos, utilizar o tempo ocioso a favor da criatividade, sempre fazer anotações, ser curioso em todos os aspectos.

 

Como dizia Thomas Edison “Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração”. E ainda Bernard Shaw (filósofo) “As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam”.

 

A criatividade é um elemento essencial no contexto do trabalho. Nas empresas, os funcionários criativos são muitas vezes recompensados, porque conseguem pensar em soluções eficazes para diversos problemas. A criatividade frequentemente resulta em soluções que permitem à empresa economizar ou criar produtos que aumentam o seu lucro.

Ela é o atribu­to de liderança mais desejado por CEOs, se­gundo pesquisa reali­zada pela IBM, que ouviu mais de 1 800 CEOs de 60 países. Apesar de valorizada, a competência é difícil de ser encontrada. De acordo com a america­na Creative Education Foundation, crianças de até 3 anos costumam usar 98% de sua capacidade criati­va, enquanto adultos acima de 30 anos costumam explorar apenas 2%. Essa diminuição expressiva está relacionada às experiências sociais da pessoa ao longo da vida - e o trabalho tem peso grande nessa queda. A questão, para qualquer profissional, é como cultivar uma competência tão importante sem se deixar abater pela mesmice corpo­rativa. Para ser criativo, é necessá­rio permitir que a mente navegue livremente, sem receio de que isso possa contrariar aquele conheci­mento formal que temos e de pare­cermos errados.

 

Dentro de uma empresa é muito comum haver repressões a novas ideias, e isso faz com que os funcionários sintam receio de expor suas ideias. Durante os processos de traba­lho, é importante prestar atenção nas frases que matam a criatividade.

Exemplos desse tipo de comporta­mento aparecem em perguntas como "Essa ideia trará resultados financeiros garantidos?" ou em afir­mações como "Não estou aqui para inventar, estou apenas tentando fazer o meu trabalho". Frases assim são sintomas do medo de arriscar e fazer diferente. Repetido diariamen­te, o receio acaba minando o pro­cesso criativo. Afinal, é a cada "tes­te" mal sucedido que o cérebro faz novas associações e aumenta a ca­pacidade de ter ideias e inovar. Uma grande ideia depende de incessantes tentativas de compor associações incomuns, de pensar coisas que nin­guém jamais foi capaz de executar.

 

O princípio que move a inovação é o fato de que criatividade também é exercício e, como tal, quanto mais estimulada, mais ela se manifesta. Para que uma empresa adote medidas de estímulo à criatividade dos seus funcionários, ela deve, em primeiro lugar, acreditar que as ideias de hoje são soluções para os problemas atuais e também de amanhã.

 

Então, mostre-se aberto e receptivo a todas as ideias, por mais absurdas que elas pareçam. Julgar, criticar ou condenar uma ideia é impor limites à criatividade, por isso é preciso evitar tais posturas. Integrar funcionários através de vivências em outros setores, criar um treinamento que ofereça uma visão geral dos processos da empresa e promover periodicamente o debate entre as áreas é um ótimo começo para atingir níveis de criatividade sistêmica dentro de uma empresa.

 
 
 

Tags

Faça uma busca

Curtir e Compartilhar

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!