Como criar um Modelo de Negócio inovador?

Por Admin  |   18 jan 2018

     Um dos principais passos de um empreendedor que quer criar uma empresa é a escolha do Modelo de Negócios, contudo, devido a quantidade de modelos, surge a dúvida: Qual modelo será o inovador para minha empresa?

      Mas o que é Modelo de Negócio? Modelo de negócio nada mais é que elementos estruturados em etapas daquilo que sua empresa faz. O Modelo de Negócio é um tipo de documento que irá conter informações fundamentais da sua empresa e do que ela irá solucionar, de que forma e como. Por exemplo, o Modelo de Negócios poderá conter os valores, recursos e como você fará sua relação com clientes.

    Esse documento irá influenciar toda a sua empresa desde sua criação, já que irá auxiliar na verificação do seu negócio e se ele está ou não alinhado com aquilo que foi proposto no início.

    Atualmente, existem diversos modelos de negócio que foram inovadores para determinadas empresas, como é o caso do modelo Business Model Canvas que foi apresentado no livro Business Model Generation escrito pelos empreendedores Alex Osterwalder e Yves Pigneur. O modelo Canvas apresenta um quadro dividido em 9 etapas para estruturação do seu modelo de negócio.           

Business Model Canvas. Fonte: https://analistamodelosdenegocios.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Business-Model-Canvas-Full-O-Analista-de-Modelos-Negocios.png

    A questão é que mesmo havendo diversos modelos para criar um Modelo de Negócios inovador que os empreendedores tanto sonham existem alguns preceitos básicos a seguir.

    Primeiramente, saber que Modelo de Negócios é diferente de Plano de Negócios, apesar dos dois serem necessários, o Modelo vem primeiro, ele irá mostrar de maneira mais prática e fácil de visualizar como sua empresa trabalha e o Plano será mais estruturado e irá mostrar o que a sua empresa está fazendo. O Plano de Negócios será o documento que você irá entregar aos seus investidores.

    Porém, para criar um modelo realmente inovador você deve estar aberto a diversas mudanças que podem ocorrer no seu Modelo de Negócios e principalmente ter uma visão ampla do mercado que você quer atingir.

    Muitos empreendedores iniciam seus Modelos de Negócio pensando a curto prazo, mas o ideal é pensar adiante daquele momento, também a médio e longo prazo, não somente em questão de valores, mas com perguntas por exemplo: Será que isso que estou fazendo irá resolver o problema dos meus clientes daqui há 20 anos?

    Não basta apenas descrever todos os passos no Modelo de Negócio, se não solucionar algo real do mercado. Para isso, é preciso buscar a criatividade e procurar aquilo que ainda não foi feito antes para aquele determinado público.                       

Verônica Scheifer

Tags

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.