Como criar um Modelo de Negócio inovador?

Como criar um Modelo de Negócio inovador?
Por Admin  |   18 Jan 2018

     Um dos principais passos de um empreendedor que quer criar uma empresa é a escolha do Modelo de Negócios, contudo, devido a quantidade de modelos, surge a dúvida: Qual modelo será o inovador para minha empresa?

      Mas o que é Modelo de Negócio? Modelo de negócio nada mais é que elementos estruturados em etapas daquilo que sua empresa faz. O Modelo de Negócio é um tipo de documento que irá conter informações fundamentais da sua empresa e do que ela irá solucionar, de que forma e como. Por exemplo, o Modelo de Negócios poderá conter os valores, recursos e como você fará sua relação com clientes.

    Esse documento irá influenciar toda a sua empresa desde sua criação, já que irá auxiliar na verificação do seu negócio e se ele está ou não alinhado com aquilo que foi proposto no início.

    Atualmente, existem diversos modelos de negócio que foram inovadores para determinadas empresas, como é o caso do modelo Business Model Canvas que foi apresentado no livro Business Model Generation escrito pelos empreendedores Alex Osterwalder e Yves Pigneur. O modelo Canvas apresenta um quadro dividido em 9 etapas para estruturação do seu modelo de negócio.           

Business Model Canvas. Fonte: https://analistamodelosdenegocios.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Business-Model-Canvas-Full-O-Analista-de-Modelos-Negocios.png

    A questão é que mesmo havendo diversos modelos para criar um Modelo de Negócios inovador que os empreendedores tanto sonham existem alguns preceitos básicos a seguir.

    Primeiramente, saber que Modelo de Negócios é diferente de Plano de Negócios, apesar dos dois serem necessários, o Modelo vem primeiro, ele irá mostrar de maneira mais prática e fácil de visualizar como sua empresa trabalha e o Plano será mais estruturado e irá mostrar o que a sua empresa está fazendo. O Plano de Negócios será o documento que você irá entregar aos seus investidores.

    Porém, para criar um modelo realmente inovador você deve estar aberto a diversas mudanças que podem ocorrer no seu Modelo de Negócios e principalmente ter uma visão ampla do mercado que você quer atingir.

    Muitos empreendedores iniciam seus Modelos de Negócio pensando a curto prazo, mas o ideal é pensar adiante daquele momento, também a médio e longo prazo, não somente em questão de valores, mas com perguntas por exemplo: Será que isso que estou fazendo irá resolver o problema dos meus clientes daqui há 20 anos?

    Não basta apenas descrever todos os passos no Modelo de Negócio, se não solucionar algo real do mercado. Para isso, é preciso buscar a criatividade e procurar aquilo que ainda não foi feito antes para aquele determinado público.                       

Verônica Scheifer

Tags

Faça uma busca

Curtir e Compartilhar

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!