Aprenda o que são as tecnologias AMP e PWA

Aprenda o que são as tecnologias AMP e PWA
Por Admin  |   30 Jan 2018

Existem duas novas ferramentas que são tendências no mundo digital: PWA (Progressive Web App) e AMP (Accelerated Mobile Pages)​. Elas facilitam a usabilidade do seu site em dispositivos móveis e aumentam significativamente o carregamento da página, inclusive em conexões lentas e instáveis.

A importância do acesso à internet via dispositivos móveis aumenta a cada dia e já ultrapassou o acesso realizado em computadores, segundo pesquisa realizada pela comScore. E esse tipo de usuário precisa de mais agilidade e adaptações na usabilidade.

A adaptação dos sites para dispositivos móveis será uma regra obrigatória para empresas serem acessadas e bem posicionadas nos principais mecanismos de busca. Segundo a E-bit, as compras realizadas através de dispositivos móveis devem representar 40% de todo o faturamento do e-commerce brasileiro até o final de 2017. Outro dado que respalda este argumento foi publicado pela PWC: segundo a consultoria, os gastos dos brasileiros via smartphones e tablets devem crescer a uma média de 6% ao ano até 2020, chegando a movimentar o equivalente a US$ 48,7 bilhões de dólares até lá.

Além disso, de acordo com os dados da 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas de 2017, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil tem 198 milhões de celulares inteligentes em uso, crescimento de 17% na comparação com os dados da pesquisa do ano anterior. A expectativa é de que, nos próximos dois anos, o país tenha 236 milhões de aparelhos desse tipo nas mãos dos consumidores, com um crescimento de 19% em relação ao momento atual.

O PWA (Progressive Web App) combina o melhor da Web e o melhor dos aplicativos. O PWA é útil para os usuários desde a primeira visita em uma guia de navegador e não exige instalação. Além disso, conforme o usuário desenvolve uma relação com o aplicativo ao longo do tempo, ele se torna cada vez mais eficaz. Ele é carregado com rapidez, mesmo em redes instáveis, envia notificações push relevantes, tem um ícone na tela inicial do celular e é carregado como uma experiência de tela inteira de alto nível.

Segundo o próprio site do Projeto, um Progressive Web App é:

Progressivo - Funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador escolhido, pois é criado com aprimoramento progressivo como princípio fundamental.

Responsivo - Se adequa a qualquer formato: desktop, celular, tablet ou o que for inventado a seguir.

Independente de conectividade - Aprimorado com service workers para trabalhar off-line ou em redes de baixa qualidade.

Semelhante a aplicativos - Parece com aplicativos para os usuários, com interações e navegação de estilo de aplicativos, pois é compilado no modelo de shell de aplicativo.

Atual - Sempre atualizado graças ao processo de atualização do service worker.

Seguro - Fornecido via HTTPS para evitar invasões e garantir que o conteúdo não seja adulterado.

Descobrível - Pode ser identificado como "aplicativo" graças aos manifestos W3C e ao escopo de registro do service worker, que permitem que os mecanismos de pesquisa os encontrem.

Reenvolvente - Facilita o reengajamento com recursos como notificações push.

Instalável - Permite que os usuários "guardem" os aplicativos mais úteis em suas telas iniciais sem precisar acessar uma loja de aplicativos.

Linkável - Compartilhe facilmente por URL, não requer instalação complexa.

Já o projeto AMP (Accelerated Mobile Pages) tem como premissa melhorar as pesquisas feitas via dispositivo móvel, possibilitando um aumento de até 4 vezes na velocidade do carregamento de uma página em celulares e tablets. Segundo o Google, 44% dos usuários de smartphones usam buscadores pelo menos uma vez por semana, ficando somente atrás das redes sociais e vídeos online. Mas é possível aplicar a tecnologia até em páginas de e-commerce.

O site da Easy agora é PWA! Isso significa que nós adaptamos o nosso site e empregamos a tecnologia de Progressive Web Application para que você tenha acesso às nossas notícias de maneira muito mais rápida e com mais conforto.

Atualize seu site com a gente!

Fontes:

http://www.comscore.com/Insights/Presentations-and-Whitepapers/2016/The-2016-US-Mobile-App-Report

https://developers.google.com/web/fundamentals/getting-started/codelabs/your-first-pwapp/?hl=pt-br

http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/6-tendencias-de-marketing-digital-voltados-para-pmes-em-2017/116697/

http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/6-tendencias-de-marketing-digital-voltados-para-pmes-em-2017/116697/

http://link.estadao.com.br/noticias/gadget,ate-o-fim-de-2017-brasil-tera-um-smartphone-por-habitante-diz-pesquisa-da-fgv,70001744407

Tags

Faça uma busca

Curtir e Compartilhar

Fale Conosco

Entre em contato para solicitar um orçamento.

Nome
Email
Telefone
Mensagem

Newsletter

Fique informado das novidades, promoções e dicas para tornar a sua empresa ainda melhor.

você deseja adicionar Easy na sua tela inicial!

SIM EU QUERO!